Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

CUPRA Formentor VZ5, aquele que atropela o Audi RS Q3

Compartilhe!

Com 390 cv de potência máxima extraída do mesmo motor usado pelo Audi RS Q3, o CUPRA Formentor VZ5 é, hoje, o modelo mais potente da história da jovem marca. A CUPRA é a submarca esportiva da nossa conhecida Seat, e faz muito sucesso no mercado europeu.

por Ricardo Caruso

CUPRA Formentor VZ5

Limitado a 7000 unidades produzidas (todas elas com volante à esquerda), o há muito tempo naguardado CUPRA Formentor VZ5 foi apresentado num evento de comemoração do terceiro aniversário da CUPRA.

Detentor do título de modelo mais potente de todos os tempos da jovem marca, o Formentor VZ5 oferece 390 cv e 48 mkgf, extraídos do mesmo motor 2.5 turbo de cinco cilindros do Audi RS Q3, que oferece 400 cv e 48 mkgf.

Toda esta potência é enviada às quatro rodas por intermédio do sistema 4Drive e da transmissão automática DSG de sete velocidades. Graças a isso, o mais potente dos CUPRA acelera de zero a 100 km/h em 4,2 s e alcança os 250 km/h. A título de curiosidade, o “primo” RS Q3 demora 4,5s, apesar de ter mais 10 cv.

CUPRA Formentor

Comparado com os demais CUPRA Formentor, a versão VZ5 distingue-se na dianteira pela adoção de um capô específico, grade em preto em preto fosco e uma entrada de ar de maiores dimensões no para-choques dianteiro.

Na lateral, temos rodas de 20 polegadas exclusivas desta versão e, na traseira, há um difusor em fibra de carbono exclusivo, ladeado por quatro saídas de escapamento dispostas duas a duas em diagonal, e um logotipo específico. Por fim, no interior temos novos bancos em couro, acabamentos exclusivos e novo volante.

Merece destaque ainda a redução da altura ao solo comparado com o Formentor VZ (-10 mm), os freios da Akebono e a presença da suspensão adaptativa DCC, com amortecimento ajustável em 15 níveis.

Com chegada ao mercado prevista para o último trimestre do ano, ainda não se sabe quanto irá custar o CUPRA Formentor VZ5 nem quantas unidades das 7000 a produzir se destinam a cada mercado. Mas por enquanto, o grande barato é mesmo deixar os Audi RS Q3 comendo poeira…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español