Classic CarsSlide

Honda NSX de Senna está à venda

Compartilhe!

Um Honda NSX que pertenceu a Ayrton Senna apareceu à venda no site britânico Auto Trader. Carros com esse histórico são normalmente vendidos nas principais casas de leilão do mundo, mas o atual proprietário do carro, Robert McFagan, queria vendê-lo por meio do popular site de classificados britânico, provavelmente fugindo das taxas aplicadas pelos leiloeiros. Está listado com preço de venda de 500.000 libras esterlinas (aproximadamente US$ 622.000, algo em torno de R$ 3,2 milhões). Isso é uma grande diferença de preço para um NSX “normal”, já que carros semelhantes custam menos de US$ 100.000. Mas este não é um NSX comum.

por Ricardo Caruso

McFagan disse que comprou o carro em 2013, durante uma viagem à região do Algarve, em Portugal. O carro é um dos três exemplares do NSX dirigidos regularmente por Senna. Foi registrado pela primeira vez em 1991 e utilizado pelo tricampeão mundial quando estava em Portugal. Senna, cuja equipe McLaren na época usava motores Honda, também teve dois exemplares adicionais do NSX. Ambos eram pretos. Um está no Brasil e o outro também estava em Portugal. O 1991 que está por aqui com a família Senna tem a placa BSS-8888. Traduzindo, “BSS” vem de Beco Senna da Silva, e “8888” de 1988, ano do seu primeiro título.

Senna era visto regularmente com o NSX vermelho quando estava naquele país, e o carro também apareceu no documentário de Senna de 1992, “Racing is in my Blood”. Ele tem apenas 63.000 km rodados e acredita-se que McFagan seja apenas o segundo proprietário.

O esportivo NSX, que foi comercializado nos Estados Unidos com a marca de luxo da Honda, a Acura, tem uma conexão profunda com Senna. Durante o desenvolvimento do modelo, a Honda usou seu know how no automobilismo para fazer os ajustes do carro. Senna fez parte desse programa e dedicou muitas horas do seu tempo para que o NSX se tornasse o carro fantástico que provou ser. Ele convenceu os engenheiros a endurecer ainda mais as suspensões, transmitindo seu feedback em relação aos ajustes e testou o carro ao limite em várias pistas, incluindo Nürburgring. É seguro dizer que Senna é parte dos motivos pelo qual o NSX de primeira geração, todo em alumínio, era tão bom de acelerar.

Agora você pode comprar um dos exemplares que pertenceu ao piloto, e que foi dirigido pelo próprio. Uma oportunidade rara, tanto para os fãs do NSX de primeira geração quanto para os do esporte motorizado, mas tem um preço alto e não podia ser diferente.


Compartilhe!
1714800342