Última hora

Desenho do Hyundai Santa Fe é premiado

Compartilhe!

Uns amam, outros odeiam, mas não dá para negar que é um estilo realmente interessante no universo de mesmices que são os SUVs. A Hyundai reafirmou sua boa posição global em termos de desenho ao ganhar o prêmio “Red Dot 2024” -um dos três mais importantes do mundo- com o novo Santa Fe, na categoria “Desenho de Produto: Automóveis e Motocicletas”. Organizado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha, o prêmio “Red Dot” é dos maiores concursos de desenho do mundo. O prêmio divide-se em três categorias diferentes: Desenho de Produto, Desenho de Marca e Comunicação e Conceito de Desenho. O prêmio de desenho “Red Dot” convida desenhistas, estúdios de desenho, empresas e universidades a desafiarem o a criatividade e a apresentarem os seus conceitos e protótipos em um painel internacional de especialistas em desenho.

da Redação

Ao conquistar um dos três principais prêmios de desenho do mundo, a Hyundai demonstra a excelência dos seus projetos, centrado no motorista e orientado para o estilo de vida. “Sentimos enorme honra ao sermos reconhecidos pelo prêmio de Design ‘Red Dot’ por este veículo e inovações significativas”, afirmou SangYup Lee, vice-presidente de Desenho Global da Hyundai. “Este reconhecimento é um testemunho da dedicação excepcional demonstrada pela nossa equipe de desenhistas visionários, que colocaram a sua paixão e empenho inabaláveis neste projeto, juntamente com os nossos engenheiros. Este prêmio destaca, também, a notável competitividade da identidade de desenho da Hyundai no mercado global”.

Com o seu conceito de desenho “Open for More”, o novo Santa Fe, já em sua quinta geração, está apto a atividades ao ar livre – como deve ser um SUV- oferecendo bom espaço na traseira, líder no seu segmento, possibilitado pela sua distância entre-eixos aumentada e pela abertura generosa da tampa do porta-malas. Esta distância entre-eixos mais longa facilita, também, o aumento do número de lugares na terceira fila.

O novo Santa Fe, que não sabemos ainda se ou quando chegará ao Brasil, apresenta um visual realmente diferenciado e carroceria volumosa. A frente do veículo tem capô alto, faróis em forma de “H” (de Hyundai) e para-lamas robustos. Os elementos de desenho em “H” reinterpretam o logo da marca. A distância entre-eixos maior acomoda uma linha de teto arrojada, mais volume em torno dos para-lamas, com bordas bem definidas e rodas jantes de 21 polegadas. A traseira do veículo traz visual equilibrado e simples, com as lanternas traseiras também em “H”.

O interior oferece espaço generoso e sensação de amplitude sempre que a tampa do porta-malas está aberta. Os bancos rebatíveis da segunda e terceira filas proporcionam o maior espaço interior na sua classe. O interior destaca as linhas horizontais e verticais, sempre com desenho em “H”. As funcionalidades de alta tecnologia incluem uma tela curva panorâmica e duplo carregamento e smartphones sem fios. No interior são ainda usados materiais sustentáveis, incluindo plástico reciclado e material sintético que imita couro. As cores do interior e do exterior são inspiradas na luz natural.

A Hyundai também ganhou outro prêmio “Red Dot” na categoria “Desenho de Produto: Equipamento Exterior e de Campismo”, com a sua “Multi-Lantern”. Este produto versátil combina duas funcionalidades: é uma lanterna portátil para atividades ao ar livre e pode também transformar-se numa luz ambiente quando utilizada com um difusor de luz translúcido. A “Multi-Lantern” faz parte da filosofia atual de trabalho da marca, de criar produtos que os usuários apreciarão durante muito tempo, incorporando materiais familiares que atuam como características de desenho e que proporcionam um visual atualizado. Para a “Multi-Lantern”, os desenhistas utilizaram a “Horongbul”, luminária tradicional coreana que transmite simbolicamente uma sensação de estabilidade e calor aos usuários por meio da sua forma e elementos visuais.

A “Multi-Lantern” possui uma interface intuitiva e fácil de utilizar, que dá prioridade à comodidade e facilidade de utilização. O seu funcionamento é simples, descartando configurações complicadas e baseando-se em apenas um botão. As suas aplicações práticas incluem carregamento USB tipo-C e carregamento sem fios. Quando totalmente carregada, a “Multi-Lantern” pode fornecer um brilho máximo durante até cinco horas e brilho mínimo durante até 35 horas.

Para garantir a durabilidade e a versatilidade, a “Multi-Lantern” foi certificada como sendo à prova de poeira e de água, numa certificação que garante que o produto pode resistir a ambiente externos adversos e a condições climáticas mais radicais, sem qualquer problema.


Compartilhe!
1716959874