Ultima Hora

Honda lança carro com o pior nome de todos os tempos

Compartilhe!

A Honda tem um histórico memorável na hora de batizar seus modelos. Por exemplo: Civic, Fit, Accord, Prelude, NSX, City ou Odyssey, todos nomes marcantes ​​para carros. No entanto, boas lembranças do passado não garantem bons resultados futuros; basta ver a escolha da marca japonesa de vender desde o ano passado um carro chamado “e:Ny1” na Europa e na China. Um nome simplesmente impronunciável em qualquer língua, que parece ter saído de uma teoria de Einstein, mas que foi obra de um daqueles que se acham gênios de marketing.

por Marcos Cesar Silva

O novo e:Ny1 assumiu um nome realmente estranho, mas até isso tem explicação: o “e” identifica o modelo como elétrico ou eletrificado, o “Ny” é sinônimo de “New you” e o “1” significa que este é o primeiro modelo desta nova série. Não colou, e a Honda já percebeu o erro, porque o nome já está na mesa dos “marketeiros” da empresa para rápida substituição.

A sopa de letrinhas “e:Ny1” pode até parecer uma brincadeira inteligente com “Anyone” (qualquer um, em inglês), mas na verdade é uma combinação confusa de letras e números destinada apenas a indicar um carro elétrico (e:N) produzido em parceria com outras marcas na China.

De acordo com a imprensa especializada da Europa, a marca vai abandonar o prefixo “e:N” em todos os seus elétricos do mercado chinês, porque os clientes “simplesmente não conseguem pronunciá-lo”. O novo sistema mudaria para uma convenção de nomenclatura mais simples de uma única letra e um único número, o que tornaria o e:Ny1 um simples Y1. Infelizmente para a marca, esta decisão só foi tomada após o lançamento de um outro carro, chamado e:NS2.

A mudança é uma boa notícia para os concessionários da Honda na China e na Europa, mas a era dos nomes confusos dos veículos elétricos está longe de terminar: a Volkswagen tinha o up! (grafado assim mesmo); a Jaguar ainda oferece o E-Pace movido a gasolina e o I-Pace elétrico; a Mercedes vende um sedã chamado EQS e um SUV chamado EQS SUV, e a Toyota ainda comercializa um carro chamado bZ4X e já vendeu o iQ, nome que mais parece um soluço….


Compartilhe!
1716492249