Classic Team, a equipe que mantém os Fórmula 1 da Lotus ativos
A Lotus é uma antológica fabricante britânica de carros esportivos, fundada em 1948 por Colin Chapman, que produzia automóveis de pouca potência, mas sempre com o baixo peso como prioridade, sendo que os seus carros são conhecidos pela dirigibilidade fenomenal. Apesar de hoje pouco lembrada, a Lotus teve papel fundamental na história a Fórmula 1, principalmente durante as décadas de 1950 a 1970, por meio d Team Lotus. Foi a mais importante equipe de Fórmula 1 durante bom tempo, e entre seus pilots teve Emerson Fittipaldi, Jim Clark, Jochen Rindt, Ronnie Peterson, Ayrton Senna, Mario Andretti, Jack Ickx, Nelson Piquet, Elio de Angelis, Carlos Reutemann e tantos outros.
por Ricardo Caruso
A paixão pela competição esteve sempre presente na vida de Chapman pois, desde os anos 1940, ele modificava pequenos Austin Seven para os utilizar nas pistas. As suas alterações eram tão notórias, que começou a ganhar popularidade, época em que deu aos seus automóveis o nome de Lotus. A partir de 1953, Chapman abandonou os Austin Seven e iniciou a construção do seu primeiro automóvel, o Lotus Six.
Foi nessa época que Chapman dividiu a produção de automóveis para rua, criando a Lotus Engineering, e a produção para a competição, com o Team Lotus, de onde começaram a sair os Mark VIII, IX e X, com cilindradas entre 1,1 e 1,5 litros. Em 1955, um Mark X com motor de 1,5 litros da Coventry-Climax, foi o primeiro da marca a entrar na “24 Horas de Le Mans”.
Apesar de ter sucesso nas provas de automóveis esportivos, o objetivo de Chapman era alinhar seus carros na Fórmula 1. Em 1956, Chapman, juntamente com Frank Costin, irmão de Mike Costin, um dos fundadores da Cosworth, foram contratados para desenhar o Vanwall de Fórmula 1, modelo que acabaria por conquistar o título em 1958.
Em 1957, a Team Lotus produzia o seu primeiro monoposto, o Type 12, com motor Coventry-Climax de 1475 cm3 montado na frente. Apesar de ter sido desenhado para competir na Fórmula 2, acabou sendo transformado para correr na Fórmula 1, em 1958. Era um modelo muito inovador, com ideias novas na suspensão traseira, assim como nas rodas leves e resistentes, mas não foi muito competitivo.
Em 1960, apareceu o primeiro Fórmula 1 da Lotus com motor central, o Type 18, sendo também o primeiro a vencer um GP, iniciando uma longa carreira com vários sucessos nos anos seguintes e, em 1965, Jim Clark conseguiu trazer o título de pilotos, assim como vencer a “500 Milhas de Indianapolis” num Lotus.
O próximo grande passo para a Lotus, foi a cooperação com a Ford e a Cosworth, utilizando o motor 3.0V8 DFV, um dos motores de maior sucesso em todos os tempos na categoria, e que fazia parte estrutural do chassi. Foi também nesta época, que a Lotus começou a testar vários melhoramentos aerodinâmicos.
O Team Lotus foi também a primeira equipe a utilizar as cores dos seus patrocinadores nos automóveis, aparecendo pela primeira vez em 1968, com os automóveis vermelhos, brancos e dourados, referentes ao patrocínio dos cigarros Gold Leaf.
Todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos por Colin Chapman, culminou no Lotus 72, lançado em 1970, que competiu em seis temporadas, trazendo 20 vitórias GPs, dois títulos de pilotos, um para Jochen Rindt e outro para Emerson Fittipaldi, e três títulos de construtores. Também foi este, o primeiro automóvel a ter as icónicas cores preto e dourado da John Player Special.
O Lotus 79 também foi dominante, tal como o seu antecessor, com a implementação do efeito-solo, vencendo o título de pilotos, com Mario Andretti e o título de construtores, em 1978. Infelizmente, os anos 1980 não trouxeram grande sucesso para o Team Lotus, com vários acontecimentos que marcaram a equipe, como a Lotus 88, que levou os regulamentos ao limite, de tal forma que foi banido e, em 1982, após Elio de Angelis vencer o seu primeiro GP, Chapman acabaria falecendo após um ataque cardíaco.
Mesmo sem Colin Chapman, o Team Lotus continuou na briga, sempre trazendo novidades para as pistas, como por exemplo a suspensão controlada eletronicamente. A Lotus teve a sua última vitória na Fórmula 1 em 1987, com Ayrton Senna.
Desde o ínicio da carreira do Team Lotus na Fórmula 1, que Colin Chapman adquiriu uma antiga base aérea da RAF, em Norfolk, transformando-a num local perfeito para produzir e testar os automóveis, tanto que nunca mais a Lotus saiu de Hethel.
Apesar da Lotus já não estar competindo na Fórmula 1, os seus automóveis históricos são mantidos ativos, graças à Classic Team Lotus, com Clive Chapman, filho do fundador da marca, à frente da equipe. A empresa concentra-se na preservação dos seus automóveis históricos, assim como de clientes que assim desejam.
Até pouco tempo, a Classic Team Lotus estava no mesmo edifício onde a história da Fórmula 1 da marca se iniciou mas, devido ao aumento da procura de seus serviços por coleccionadores, foi necessário mudar de instalações, para assim atender melhor a todos os pedidos.
Serviço
CLASSIC TEAM LOTUS LIMITED
Hethel Industrial Estate, Potash Lane, Hethel, Norfolk, NR14 8EY, England
Site: www.classicteamlotus.co.uk
Email: team@classicteamlotus.co.uk