Citroën 2CV, agora em versão Playmobil
Fruto da parceria entre as marcas Citroën e Playmobil, tradicional fabricante de brinquedos que faz parte de muitas lembranças infantis há quase 50 anos, o Citroën 2CV Playmobil reproduz o desenho mundialmente famoso, 75 anos após o lançamento do carro. Agora, crianças, adultos, colecionadores ou simplesmente curiosos, poderão no estande da Citroën no eventro de carros antigos Rétromobile -que ocorre de 1 a 5 de fevereiro em Paris, na França-0 para conhecer o Playmobil 2CV.
por Marcos Cesar Silva
Apresentado em pré-estreia no Rétromobile, o celebrado 2CV está disponível na linha de brinquedos da Playmobil, e com uma ficha técnica revolucionária. Com 0% de emissões de CO2 no escapamento, graças à sua propulsão manual, discreto peso de 302 gramas e comprimento de 28,4 cm, o Citroën 2CV Playmobil fará a alegria de crianças e adultos, dos cinco aos 99 anos, estimulando a imaginação ou suas memórias de infância.
O modelo real foi desenhado para ser acessível, robusto, pensado para o campo e igualmente confortável para a cidade, o 2CV simboliza uma era efervescente e colorida do pós-guerra, quando viver era uma arte, tendo se tornado até estrela de cinema.
Esse espírito alegre se reflete na cor azul claro do Playmobil 2CV e nos acessórios que o complementam: um bonequinho de fazendeiro acompanhado de seus gansos, seu porco e suas leiteiras, sugerindo o campo; um motorista com uniforme listrado de marinheiro e, finalmente, um aceno para uma famosa figura do cinema francês. Além disso, uma cartela de adesivos permite que todos personalizem seu Playmobil 2CV.
1948 – O nascimento do 2 CV
A primeira apresentação do 2CV ao público aconteceu em 1948 e marcou o início de uma grande carreira, que só terminou em 1990. A criação do 2CV deve-se ao engenheiro francês Pierre Jules Boulanger, que começou o desenvolvimento do TPV (Toute Petite Voiture, que em português significa Veículo muito pequeno). Durante os seus 42 anos de produção, o 2CV nunca parou de evoluir e se modernizar, para se adaptar às mudanças nos estilos de vida e nas infra-estruturas das cidades, sem nunca perder de vista a intenção inicial: um carro simples de fabricar, acessível e fácil de manter.
Para se deslocar, o 2CV usava um pequeno motor bicilíndrico. Com 375 cm³ e 9 cv, os primeiros 2CV atingiam bravamente a velocidade máxima de 60 km/h. Os desenvolvimentos posteriores levaram a uma versão final de 602 cm³ e 29 cv, permitindo que o 2CV das últimas séries atingisse a velocidade máxima de 115 km/h.
A longa vida útil do 2CV é marcada por muitas mudanças no visual ou nos equipamentos. Em uma longa lista de mudanças, algumas evoluções importantes e marcaram a história do modelo: em 1957, o aparecimento de uma tampa de porta-mala para substituir a lona que tinha de ser enrolada; em 1964, o abandono das portas dianteiras suicidas a favor de portas frontais de abertura normal; em 1966, a chegada das janelas traseiras e, em 1967, a adoção do painel que agora inspirou o do Ami.
Em 1960, uma versão muito singular, o 2CV 4×4, equipado com dois motores, um na frente e outro atrás, também marca a história do 2CV, ao trazê-lo para o mundo dos veículos off-road. A versão van 2CV foi lançada em 1951 e os últimos modelos podiam transportar até 400 kg de carga útil.
Minimalista, o 2CV não é menos lúdico ou enraizado no seu tempo, como atestam as edições limitadas que enriqueceram a sua história: o Spot, ]com sua pintura laranja e branca; o Charleston, com a carroceria arredondada em dois tons; o Cocorico azul-branco-vermelho, uma homenagem ao galo símbolo da França e ao Mundial de de futebol de 1986; o Dolly, com seu visual retrô; o France 3, com um look de marinheiro para apoiar o veleiro de mesmo nome inscrito na “America’s Cup” em 1983 e por fim o 007 amarelo, com estampas adesivas imitando marcas de tiros, inspirado no filme de James Bond “007 – Somente para Seus Olhos”.
O 2CV teve o total de 5.114.969 unidades produzidas e conseguiu, ao longo dos seus 42 anos de existência, atrair todos os segmentos da população nos mercados onde foi vendido. Com uma história tão rica e longeva, o 2CV tornou-se gradualmente um modelo inesquecível. Veículo que deu rodas aos franceses depois da Segunda Gurra (como o Fusca na Alemanha ou o Fiat 500 na Itália), o 2CV representa hoje uma certa aura de felicidade, de uma vida despreocupada e feliz. Diferente de quando surgiu…