Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

MOTO&TÉCNICA: a Henderson Streamliner 1935

Compartilhe!

Nas primeiras décadas do século passado, a Henderson era uma das grandes fabricantes americana de motocicletas. Era conhecida por produzir as motos mais rápidas e luxuosas da época, além dos motores a quatro tempos arrefecidos a ar. A marca nasceu em 1912, fundada pelos irmãos William e Tom Henderson, William e Tom. Infelizmente, a Henderson não resistiu à Grande Depressão e fechou as portas em 1931.

por Ricardo Caruso

Westfall Henderson 003


 
A Henderson Streamliner que MOTO&TÉCNICA mostra hoje foi construída tendo por base uma Henderson Streamline KJ de 1930, modificada por Orley Ray Courtney e finalizada em 1935. Em 1941, Courtney decidiu patentear a ideia de modificar motos, com um estilo idêntico à Streamliner, e desenvolve outra versão, mais convencional, a Enterprise, mas a produção nunca decolou. Há alguns anos, Roy Finch e Frank Westfall resgataram as duas motos e iniciaram as suas restaurações.

Henderson Streamliner, uma verdadeira moto de luxo


 
A carenagem (ou carroceria) é bastante aerodinâmica, inclusive tem uma generosa grade para o arrefecimento do motor de quatro cilindros em linha, fazendo ela se parecer mais com um automóvel, precisamente o Chrysler Airflow, exemplo de aerodinâmica entre 1934 e 1937, quando foi produzido.

Henderson-Streamliner-6–5896

O elemento que mais a diferencia do restante das motos são as rodas de 10 polegadas, fechadas, algo pouco convencional; foram retiradas de um scooter e os pneus vieram da indústria aeronáutica, durante a restauração.

Henderson-Streamliner-2–7525


 
O motor de quatro cilindros em linha é arrefecido a ar e tem 1.300 cm3 de cilindrada e 40 cv de potência máxima, que faz levar a Henderson a velocidades na casa dos 160km/h, bastante rápido para a época.

Henderson-Streamliner-3–4136


 
O nível de detalhes desta moto é incrível, e não é exagero aformar que é quase como a “Rolls-Royce das motos”, com muitos cromados, escapamentos que parecem rabos de peixe e o banco em couro marrom claro, tido inspirado cas características do desenho Art Deco.

Atualmente, continua na garagem de Frank Westfall.


 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español