MOTO&TÉCNICA: a Henderson Streamliner 1935
Nas primeiras décadas do século passado, a Henderson era uma das grandes fabricantes americana de motocicletas. Era conhecida por produzir as motos mais rápidas e luxuosas da época, além dos motores a quatro tempos arrefecidos a ar. A marca nasceu em 1912, fundada pelos irmãos William e Tom Henderson, William e Tom. Infelizmente, a Henderson não resistiu à Grande Depressão e fechou as portas em 1931.
por Ricardo Caruso
A Henderson Streamliner que MOTO&TÉCNICA mostra hoje foi construída tendo por base uma Henderson Streamline KJ de 1930, modificada por Orley Ray Courtney e finalizada em 1935. Em 1941, Courtney decidiu patentear a ideia de modificar motos, com um estilo idêntico à Streamliner, e desenvolve outra versão, mais convencional, a Enterprise, mas a produção nunca decolou. Há alguns anos, Roy Finch e Frank Westfall resgataram as duas motos e iniciaram as suas restaurações.
A carenagem (ou carroceria) é bastante aerodinâmica, inclusive tem uma generosa grade para o arrefecimento do motor de quatro cilindros em linha, fazendo ela se parecer mais com um automóvel, precisamente o Chrysler Airflow, exemplo de aerodinâmica entre 1934 e 1937, quando foi produzido.
O elemento que mais a diferencia do restante das motos são as rodas de 10 polegadas, fechadas, algo pouco convencional; foram retiradas de um scooter e os pneus vieram da indústria aeronáutica, durante a restauração.
O motor de quatro cilindros em linha é arrefecido a ar e tem 1.300 cm3 de cilindrada e 40 cv de potência máxima, que faz levar a Henderson a velocidades na casa dos 160km/h, bastante rápido para a época.
O nível de detalhes desta moto é incrível, e não é exagero aformar que é quase como a “Rolls-Royce das motos”, com muitos cromados, escapamentos que parecem rabos de peixe e o banco em couro marrom claro, tido inspirado cas características do desenho Art Deco.
Atualmente, continua na garagem de Frank Westfall.