Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Porsche 911 GT3 especial tem pintura inspirada no 959 que Senna pilotou em Nurburgring

Compartilhe!

A Porsche finalizou recentemente um modelo 911 GT3 2022 personalizado para o herdeiro de uma das maiores fábricas de massas do mundo e piloto de corrida Paolo Barilla (que já correu de Fórmula 1), com pintura inspirada no 956 que ele levou à vitória na “24 Horas de Le Mans” de 1985.

Custom Porsche 911 GT3 Honors 1985 Le Mans Victory

por Ricardo Caruso

Uma curiosidade: em 15 de julho de 1984, Ayrton Senna participou do “1000 Km de Nurburgring”, prova válida pelo Mundial de Endurance (WEC – World Endurance Championship), que incluía corridas tradicionais de longa duração como a “24 Horas de Le Mans”. Nesta prova de Endurance, Senna pilotou um Porsche 956 amarelo, branco e preto, da equipe Joest. O brasileiro ficou com o oitavo lugar no circuito alemão, mesma pista onde dois meses antes havia vencido uma prova contra grandes estrelas do automobilismo mundial com um Mercedes 190E de rua. Recém-chegado na Fórmula 1, o brasileiro vinha de um grande resultado em Mônaco, onde foi segundo colocado em uma corrida paralisada pela direção de prova devido à forte chuva. Um ano depois, em 1985, o Porsche pilotado por Senna no ano anterior venceu a “24 Horas de Le Mans”. Naquela oportunidade, o carro foi pilotado por Klaus Ludwig, John Winter e Paolo Barilla, sendo usado nas mesmas cores e com o mesmo número 7 do que foi dirigido pelo brasileiro em 1984 em Nurburgring.

Barilla encomendou o GT3 para seu 60º aniversário, afirmou a Porsche em um comunicado à imprensa. O projeto fazia parte do novo programa de customização Sonderwunsch (termo alemão para pedidos especiais) da Porsche, ele próprio marcando o renascimento de um programa semelhante da década de 1970, destacou a montadora.

O GT3 personalizado apresenta uma reinterpretação do carro amarelo, branco e preto do 956 vencedor de Le Mans em 1985, bem como seu número de corrida, posicionado no mesmo local dentro de uma faixa branca na porta. Acertar a decoração foi um desafio, porque as superfícies dos dois carros são muito diferentes, explicou Grant Larson, um dos desenhistas envolvidos no projeto.

2022 Porsche 911 GT3 inspirado no Porsche 956 vencedor de Le Mans em 1985

As rodas dianteiras brancas fazem referência às calotas aerodinâmicas brancas instaladas no 956 na época, enquanto as rodas traseiras são pintadas de dourado. O GT3 também possui uma asa traseira customizada, com placas nas extremidades projetadas para lembrar o aerofólio do 956. Engenheiros foram acionados para garantir que as mudanças não afetassem o desempenho aerodinâmico do carro, de acordo com a Porsche.

O GT3 da Barilla também tem uma alavanca de câmbio customizada, remetendo à peça feita de magnésio do 956. Para fazer isso, os artesãos tornearam um bloco de alumínio e, em seguida, poliram a superfície. O GT3 também tem placas com os dizeres “956 Le Mans 1985.”

Nenhuma mudança mecânica aparente foi feita. O 4.0 litros flat-6 do GT3 produz 502 cv de potência máxima, e vai rodar até 9.000 rpm. Isso pode não parecer tão impressionante em comparação com os supercarros modernos, mas é o suficiente para levar o 992 GT3 ao redor de Nürburgring em menos de sete minutos .

2022 Porsche 911 GT3 inspirado no Porsche 956 vencedor de Le Mans em 1985

O 956 vencedor de Le Mans em 1985 foi inscrito pela Joest Racing, que mais tarde dirigiu o dominante programa de fábrica da Audi em Le Mans, bem como o programa IMSA Daytona Prototype International (DPi) da Mazda. Na década de 1980, porém, Joest era uma equipe privada não ligada à marca, então sua vitória sobre as equipes da Porsche apoiadas pela fábrica foi algo realmente impressionante.

GALERIA DE FOTOS

O 956 (junto com a versão posterior 962 ) foi um dos carros de corrida de maior sucesso da história. Ele usou muitas outras cores atraentes ao longo de sua longa carreira, conforme os patrocinadores, então há muito potencial de inspiração para projetos futuros da Porsche Sonderwunsch. Mas essa, que lembra Ayrton Senna é inspiradora…

ayrton senna | Tumblr | Sport cars, Car guys, Porsche
Ayrton Senna e o Porsche 956

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español