Top 6: as marcas mais antigas do mundo

Compartilhe!

As seis marcas de automóveis mais antigas do mundo – Rolls-Royce, Ford, Fiat, Peugeot, Opel e Vauxhall- desenvolvem e fabricam veículos há mais de um século. Nesse tempo, resistiram a duas guerras mundiais, dificuldades e até mesmo crises financeiras. Surgidas quase todas como modestas e individuais iniciativas industriais, conseguiram impor ao longo dos anos grande personalidade nos seus modelos, e por isso duram até hoje.

por Ricardo Caruso

Rolls-Royce, 1906

Em 1906, Henry Royce e Charles Rolls fundaram a marca que, desde então, é o que se usa para representar o luxo supremo em um automóvel. O seu primeiro modelo foi o Silver Ghost, veículo que foi escolhido pela imprensa da época como o melhor automóvel do mundo, depois de bater vários recordes de confiabilidade em provas de longa distância.

Ford, 1903

Henry Ford construiu artesanalmente o seu primeiro veículo em 1886. A marca Ford nasceu em 1903. A produção em larga escala por meio da técnica de linhas de montagem fez a Ford revolucionar a indústria automotiva. O Modelo T, projetado pelo próprio Ford e produzido entre 1908 e 1927, foi o que impulsionou a marca nos seus primórdios e colocou a América sobre rodas.

Fiat, 1899

Em 1899 foi fundada a Fiat (Fabbrica Italiana Automobili Torino). Passado um ano, chegou à linha de produção, em Turim, o 3 ½ HP –do qual foram construídas 26 unidades-, um quadriciclo desprovido de marcha-ré; só andava para a frente!

Peugeot, 1891

Armand Peugeot foi o homem que, em 1891, fundou esta marca de automóvel francesa: depois de construir inicialmente triciclos e quadriciclos a vapor, comercializou o seu primeiro automóvel com motor a gasolina. Tratava-se do Type 2, que deu lugar ao Type 3, o primeiro carro do mundo fabricado em série, e que somou a produção de 64 exemplares.

Opel, 1863

Adam Opel apresentou, em 1902, o 10/12 HP, com motor de dois cilindros. Sete anos mais tarde, em 1909, teria grande êxito com o Opel 4/8 HP, um automóvel que se popularizou em virtude da sua confiabilidade e robustez, típio dos modelos alemães até hoje.

Vauxhall, 1857

No ano de 1857, um engenheiro escocês chamado Alexander Wilson fundou, em Vauxhall, Londres, uma fábrica focalizada em produzir motores de barcos e motos. Depois de reorientar a empresa para a indústria automotiva, o primeiro automóvel que saiu da fábrica foi o Vauxhall 5HP, veículo de dois lugares que foi construído, em 1903, por encomenda do londrino Percy Kidner.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español