5 cuidados que todo proprietário precisa ter com seu carro

Compartilhe!

Imagem: Freepik

Se você tem um veículo e quer que ele tenha uma vida útil mais longa, precisa colocar em prática 5 cuidados que todo proprietário deveria ter com seu carro. Confira!

Como todo produto que adquirimos, um veículo sofre desgaste de acordo com o uso e com o passar do tempo. Porém, existem alguns cuidados básicos que permitem aumentar a vida útil de um carro.

Ainda que existam várias ações preventivas, é possível resumir tudo em 5 cuidados que todo proprietário precisa ter com o seu carro.

Por isso, se você tem um veículo, não deixe de conferir uma lista com algumas dicas práticas, para colocá-las em ação hoje mesmo!

1. O manual é seu melhor amigo

Quando você compra um veículo, recebe um manual de instruções, com todas as informações necessárias para utilizar da melhor maneira possível os recursos do carro.

Entretanto, boa parte dos condutores nunca sequer abriram esse documento. O que é uma atitude equivocada, já que o manual apresenta informações preciosas – da quantidade de libras a funcionalidades especiais.

Como a leitura do manual pode ser maçante, uma dica para visualizar com mais rapidez o manual é procurar a versão em PDF do documento, que geralmente é disponibilizada pelas fabricantes.

Depois, você pode converter arquivos PDF com um software especializado no assunto, como o PDFelement, para conseguir transformá-lo em Word.

Assim, além de ter a possibilidade de realizar buscas de informações rápidas, você poderá fazer marcações, inserir anotações ou mesmo imprimir partes do documento com facilidade.

Imagem: Freepik (PDFelement)

2. De olho no óleo

Trocar o óleo do motor do veículo é um cuidado que o proprietário precisa realizar com alguma frequência.

Normalmente, quando a mecânica ou o posto de combustível faz a troca do óleo, anota em um pequeno adesivo que é colado ao pára-brisa do carro a quilometragem no ato da troca e a quilometragem máxima para uma próxima troca.

É fundamental que você fique sempre de olho na data correta para colocar óleo novo no carro. Isso porque, com óleo velho, o motor do carro tem grandes chances de sofrer com falhas e outros desgastes.

3. Nada de manter o carro parado

Muita gente acredita que, o grande vilão da vida útil de um carro, é o uso frequente. Entretanto, manter o veículo parado também impacta negativamente na sua longevidade.

Por isso, um dos cuidados que todo proprietário precisa ter com seu carro é não deixá-lo parado por muito tempo.

Se você não usa o seu carro durante a semana, por exemplo, deve lembrar de ao menos duas vezes nesses sete dias ligar o motor por cerca de um minuto. Isso vai garantir o funcionamento correto de todas as peças, além de evitar a corrosão por tempo inativo.

4. Manutenção em dia

Há quem acredite que o carro só deve ir para a oficina mecânica quando apresenta algum tipo de problema.

Mas a verdade é que a manutenção preventiva deve ser feita na frequência correta, que de modo geral, costuma ser a cada 30 mil km (você pode checar essa informação no manual do seu veículo).

Para aqueles que querem ter um controle a mais, e garantir o bom desempenho das peças, a dica é criar um documento para anotar todas as informações do veículo no momento da manutenção.

O PDFelement também pode ser útil nessa tarefa, já que apresenta uma série de templates prontos para tabelas, onde você pode personalizar para preencher os dados. Assim, você tem mais praticidade para fazer esse tipo de controle.

5. Troca de filtros

Assim como o óleo de motor precisa ser substituído de tempos em tempos, os diferentes filtros do carro também devem passar por trocas periódicas.

Os filtros de óleo, ar, combustível e ar-condicionado possuem diferentes funções e “prazos” de validades. Cada um é direcionado para proteger um componente do veículo, impedindo que impurezas ou outros elementos atinjam partes importantes do motor.

Ao trocar os filtros dentro do prazo correto, você garante que está dando todas as condições adequadas para o motor do veículo funcionar. Um dos cuidados que todo proprietário precisa ter com seu carro.

Vida útil do carro mais longa

Imagem: Freepik

Observar os aspectos listados anteriormente e ter alguns cuidados frequentes faz com que o seu carro tenha uma vida útil mais longa.

Dessa forma, além de evitar gastos frequentes com o mecânico, você valoriza o seu veículo, o que pode ser bem interessante no momento de trocar o modelo em uma revenda.

É muito importante que o proprietário consiga inserir esses cuidados em sua rotina. Por isso, vale a pena até buscar ferramentas de organização para não perder nenhum prazo. Assim, com essas precauções em dia, você tem tudo o que precisa para rodar com o seu carro com mais tranquilidade, sabendo que o motor está sendo bem cuidado


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español