Última hora

GM prepara carros compactos para Brasil e Índia

Compartilhe!

2014_Chevrolet_Adra_Concept_02

A Toyota está penando com o Etios, projeto para a Índia vendido no Brasil. Agora é a GM que está trilhando o mesmo caminho, mas aprendendo nos erros do concorrente e trabalhando no projeto de novos carros compactos para serem vendidos em países emergentes, em especial Brasil e Índia. É o “Projeto Ambar”, que tem foco numa plataforma para modelos compactos. Esse trabalho entra no lugar do projeto anterior, o Jade. O Jade seria um subcompacto barato para substituir os Celta e Classic no Brasil, mas o Ambar é global.

Segundo apuramos, o desenho dos carrinhos Ambar está sendo feito na Europa, enquanto toda a definição técnica está a cargo da engenharia brasileira da GM, com amplo know how nesse tipo de veículo. O potencial de vendas do Ambar é estimado em até 1,2 milhão de unidades/ano. O projeto é liderado pela General Motors Brasil e, de tão importante, é  acompanhado de perto por Mary Barra, a CEO da GM.

No mercado da Índia, são necessários alguns modelos para complementar a lista de opções da marca, junto com os Enjoy e Sail. Um concept de nome Adra (foto) já foi mostrado por lá, e deve ser a inspiração para um novo SUV pequeno da GM para aquele mercado. A ieia é de que estes modelos cheguem à Índia e ao Brasil em 2018, com cerca de seis meses de diferença entre os lançamentos.

Se na Índia a GM precisa complementar a linha, aqui no Brasil precisa substituir os Celta, Classic, Agile e Montana, que ainda são derivados da antiga plataforma do Corsa B, dos anos 1990. O Ambar assim vai fazer a substituição destes modelos e ainda criar o necessário SUV compacto. O Projeto Ambar vai dar origem a três modelos em segmentos diferentes: hatchback, sedã e SUV pequeno. Estes compactos deverão ser destinados a mercados como Brasil, Tailândia, Rússia e México, entre outros.


Compartilhe!
1714379752