Classic Cars

Quadrinhos: morreu Jean Graton, o criador de Michel Vaillant

Compartilhe!

Eterno apaixonado pelo mundo do automobilismo, e responsável por instigar a mesma paixão em milhares de pessoas por todo o mundo, Jean Graton tornou-se popular pela criação do “seu” piloto, o personagem Michel Vaillant e da equipe deste, a Vaillante, que ficam órfãs após a morte do artista, aos 97 anos de idade, em Bruxelas, na Bélgica.

por Ricardo Caruso

Pouco conhecido no Brasil, mas reverenciado mundo afora, Graton nasceu em Nantes, na França, em 10 de agosto de 1923, Jean Graton assistiu pela primeira vez a “24 Horas de Le Mans” quando tinha apenas 14 anos, num evento que marcou toda a sua vida e posterior carreira de desenhista. Já em Bruxelas, na Bélgica -considerada como o centro das histórias em quadrinhos europeia após a Segunda Guerra Mundial, o desenhista aprimora o seu talento ao fazer ilustrações para diferentes jornais.

Inspirado pela sua própria paixão pelo automobilismo, cria uma família de pilotos na forma de personagens, e um mundo de ficção que, não raras vezes, se misturava com a vida real, colocando Michel Vaillant e os seus comapnheiros de pista fictícios em situações com muitas figuras reais.

Autorama: Michel Vaillant

Entre os leitores das suas obras de quadrinhos estão muitos pilotos, jornalistas e entusiastas, para os quais Graton soube transmitir a sua energia e imaginação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é jeangraton-03.jpg

Tendo visitado muitos dos maiores eventos motorizados mundiais, Graton inspirou-se e criou aventuras em competições tão diferentes, como a “24 Horas de Le Mans”, Fórmula 1, ralis, corridas de carros de turismo e, mais recentemente, na Fórmula E. Ao longo dos anos, também travou amizade com muitos elementos do mundo da competição, em especial pilotos, como Jacques Lafite (imagem acima), Ayrton Senna, François Cevert e Nelson Piquet, entre outros.

Jackie Stewart et... François Cevert !... - Page 4
Homenagem ao amigo François Cevert.

Vaillant tornou-se num modelo e exemplo a seguir para quem queria fazer parte do mundo do automobilismo, mas Graton foi muito mais do que o criador desse personagem. Das suas mãos saíram ainda ilustrações para o jornal “Tintin” ou para o “Les Sports”.

F1 Drivers Helmet " Sale Benefiting to Ayrton Senna Foundation | Sale  n°1317 | Lot n°1 | Artcurial
Senna e Piquet.

Graton era o derradeiro membro da época de ouro das histórias em quadrinhos franco-belga, tendo entre os seus parceiros de profissão nomes como os de Goscinny, Uderzo, Peyo, Roba ou Franquin.

O jornalista Rogério Ferraresi acrescenta ainda que houve um filme, “Michel Vaillant”, inspirado no personagem, dirigido por Louis-Pascal Couvelair e lançado em 2003.

Michel Vaillant, o herói francês das pistas de corrida e seu seriado  produzido nos anos 60. - Tu Já Viu
O piloto Michel Vaillant,.


Compartilhe!
1714328068