Última hora

Renault também terá um novo logotipo

Compartilhe!

Volkswagen, Nissan, Kia, General Motors, Peugeot, Fiat… A moda é trocar o logotipo das marcas, como forma de sugerir um rompimento com o passado e uma nova visão de futuro. Isso está alinhado com o momento de ruptura do negício automotivo atual, de olho na eletrificação que já chegou. Agora é a vez da Renault, que no 5 Prototype apresentou o novo logotipo da Renault (o 13o. da marca em sua história), que sugere um nostálgico regresso ao passado, sendo muito semelhante ao modelo usado entre 1972 e 1992.

por Ricardo Caruso

Renault troca o seu logotipo e ... pronto - Brasil123

Confirmando aquela que já pode ser considerada uma tendência da indústria automotiva, também a Renault adotou um novo símbolo.

Visto pela primeira vez no Renault 5 Prototype, o novo logotipo abandonou o formato 3D, assumindo uma apresentação 2D mais alinhada com o mundo digital. Ao mesmo tempo, e tal como o protótipo onde surgiu, este logo conta com visual nostálgico, não escondendo a inspiração no passado da marca.

O novo logotipo é muito semelhante a aquele que a marca usou entre 1972 e 1992, e que estava na dianteira de todos os Renault 5 originais. A inspiração é clara, porém, nesta sua adaptação aos dias de hoje, foi simplificado, usando menos linhas que o original para se definir.

Renault 5 e Renault 5 Prototype

Enquanto a rival Peugeot apresentou o seu novo logotipo com toda a pompa e circunstância, a Renault optou por uma abordagem mais discreta, revelando o novo símbolo num concept que, por si só, chamou muita atenção.

File:Renault Logo 1972.svg - Wikimedia Commons
O logo da Renault de 1972 inspirou o novo símbolo da marca.

Agora, passado alguns meses, o logo retrô da Renault começou a fazer as suas primeiras aparições, surgindo não só nas páginas das redes sociais da marca, como na sua mais recente campanha publicitária na Europa.

Sem fazer alarde, Renault adota nova logo com visual neo-retrô
Todos os logotipos usados pela Renault até hoje.

Nesta campanha, dedicada a uma série especial do Zoe (modelo que surge com a designação Zoe E-Tech) o novo logotipo faz a sua aparição no final do vídeo, confirmando a nova imagem da marca francesa.

Por enquanto, a Renault ainda não divulgou quando é que o logotipo surgirá aplicado nos seus modelos. No entanto, é provável que o primeiro a usá-lo seja mesmo a versão de produção do 5 Prototype, que será lançado em 2023.


Compartilhe!
1714348075