Porsche Taycan Cross Turismo: até 761 cv para te levar para o mau caminho
Mais espaçoso e com mais vocação aventureira que o Taycan “normal”, o Porsche Taycan Cross Turismo, wagon 100% elétrica, foi finalmente apresentado. Chega às lojas em breve (por aqui no segundo semestre), e AUTO&TÉCNICA traz tudo o que você precisa saber.
por Marcos Cesar Silva
Há muito tempo esperado, o Porsche Taycan Cross Turismo foi finalmente exibido, vindo assim a reforçar a oferta 100% elétrica da marca alemã; este é o segundo modelo elétrico da Porsche.
O carro foi antecipado pelo conceito Mission E Cross Turismo. O novo Taycan Cross Turismo manteve-se fiel ao desenhoàs revelado pelo protótipo revelado no Salão de Genebra de 2018.
Apesar da sua dianteira ser em tudo idêntica à do Taycan, daí para trás o novo modelo elétrico da Porsche ganha personalidade própria, por conta da linha de teto descendente (que os desenhistas da Porsche chamam de “flyline”) e, claro, também devido às diversas proteções e caracterizações “off-road”.
A adoção de um estilo mais focalizado nas tarefas familiares, permitiu não só aumentar o espaço livre para a cabeça na traseira, como aumentar o espaço para bagagem, com a capacidade do porta-malas chegando a até 446 litros (conforme os equipamentos) ao invés dos 407 litros do carro normal.
De resto, o desenho é em tudo idêntico ao que encontramos no Taycan, destacando-se o painel de instrumentos curvo, a tela de 10,9 polegadas do sistema de multimídiainfo e uma tela adicional (opcional) para o passageiro. Com o “pacote Offroad Design” o Taycan Cross Turismo ganha ainda uma bússola no alto do painel.
Falando de baterias, a Porsche anuncia uma recarga de 5 a 80% da capacidade em apenas 22,5 minutos com a potência máxima de carga de 270 kW. No caso de uma tomada de 11 kW CA são necessárias 9 horas para carregar de 0 a 100%.
Sua bateria contém 33 módulos, compostos por 12 células, ou 396 células no total, com uma capacidade de 93,4 kWh. Cada módulo possui uma unidade de controle interna específica, para gerenciar a tensão e a temperatura. Integrada ao circuito de arrefecimento do carro por meio de uma bomba de calor, a bateria pode ser resfriada ou aquecida para ficar constantemente na temperatura ideal de funcionamento.
Com quatro versões disponíveis já no lançamento, o novo Porsche Taycan Cross Turismo surge sempre equipado com uma bateria de 93,4 kWh e 800 V, tração integral e suspensão pneumática adaptável.
No total, a gama é composta pelo Taycan 4 Cross Turismo, Taycan 4S Cross Turismo, Taycan Turbo Cross Turismo e Taycan Turbo S Cross Turismo. Confira a seguir seus números:
- Taycan 4 Cross Turismo: 380 cv; 476 cv de potência de “overboost” com “Launch Control”; aceleração de zero a 100 km/h em 5,1s; 220 km/h de velocidade máxima; consumo entre 22,4 e 26,4 kWh/100 km; autonomia entre 389 e 456 km.
- Taycan 4S Cross Turismo: 490 cv; 571 cv de potência de “overboost” com “Launch Control”; aceleração de zero a 100 km/h em 4,1s; 240 km/h de velocidade máxima; consumo entre 22,6 e 26,4 kWh/100 km, autonomia entre 388 e 452 km.
- Taycan Turbo Cross Turismo: 625 cv; 680 cv de potência de “overboost” com “Launch Control”; aceleração de zero a 100 km/h em 3,3s; 250 km/h de velocidade máxima; consumo entre 22,6 e 25,9 kWh/100 km, autonomia entre 395 e 452 km.
- Taycan Turbo S Cross Turismo: 625 cv; 761 cv de potência de “overboost” com “Launch Control”; aceleração de zero a 100 km/h em 2,9s; 250 km/h de velocidade máxima; consumo entre 24,4 e 26,4 kWh/100 km, autonomia entre 388 e 419 km.
Além da suspensão pneumática adaptável, o Taycan Cross Turismo conta com uma série de sistemas que visam assegurar que o novo modelo 100% elétrico da Porsche consiga andar pelos “maus caminhos” da vida, exustindo até um “pacote” opcional que aumenta a altura ao solo em até 30 mm.
Um bom exemplo dessa aposta é o modo de condução “Gravel Mode” que faz com que o Taycan Cross Turismo fique 30 mm mais alto que o Taycan.
Com lançamento simultâneo na Europa e no Brasil, o Porsche Taycan Cross Turismo será vendido por aqui com preço sugerido a partir de R$ 649.000, incluindo a instalação do carregador doméstico. Já pode ser encomendado, com previsão de entrega no segundo semestre.