Última hora

Sem chips, GM anuncia ampliação dos cortes de produção

Compartilhe!

A General Motors vai ampliar os cortes de produção nos Estados Unidos, devido às falhas no fornecimento global de semicondutores. A fabricante anunciou a suspensão da atividade da fábrica de Wentzville, localizada Missouri, entre 29 de março e 5 de abril próximos. Do mesmo modo, será aumentado em duas semanas o período de inatividade da unidade de Lansing, em Michigan, que já está paralisada desde 15 de março. 

por Marcos César Silva

Quite Good' May Not Be Good Enough For GM : NPR

No Brasil a GM também está parada pelo mesmo problema. Por outro lado, algumas outras empresas do setor por aqui alegam parar por conta da preocupação com seus funcionários em meio à pandemia, mas os fornecedores confirmam que o motivo real é falta de componentes eletrônicos. Parece ser algo extremamente cruel tentar capitalizar uma tragédia em benefício próprio, mas segue o jogo.

De acordo com a imprensa americana, estas suspensões na produção poderão comprometer as previsões iniciais da General Motors, que esperava lucros na ordem de US$2 bilhões no ano corrente. O fabricante ainda não divulgou o valor das perdas relacionadas com estas paralisações das fábricas, mas disse que vai tentar compensar a produção perdida ao longo do ano. 

A escassez de semicondutores (chips) no mercado automotivo está afetando uma infinidade de marcas em todos o mundo. Esta crise começou ainda no ano passado, quando as fábricas de automóveis ficaram paradas durante semanas ou, em alguns países, meses, por causa sda pandemia de covid-19. Naquela época, as encomendas aos fabricantes de chips foram canceladas, ao mesmo tempo que se registrou uma explosão na procura de chips produzidos nas mesmas fábricas, mas dirigidos a outros mercados, nomeadamente o de eletrônica de consumo (televisores, consolas games, celulares etc.), que ganhou novo impulso com o aumento do número de pessoas trabalhando em casa. 

Os semicondutores são, na maioria, utilizados na fabricação de automóveis para melhorar o desempenho dos motores, gerir vidros automáticos, direções e outros sistemas, e ainda nos sensores de estacionamento e no equipamentos de entretenimento. 


Compartilhe!
1714446268