Última hora

Reencarnação do clássico Renault 4L será batizada de 4ever

Compartilhe!

Entre os 10 novos modelos elétricos que a Renault vai lançar até 2025, ou seja, nos próximos três anos e meio, sem dúvida um dos destaques será o regresso do clássico 4L, que voltará à vida na forma de um SUV pequeno: o 4ever.

por Ricardo Caruso 

Após ter revelado o seu plano eWays recentemente, onde ficou estabelecido que, até 2025, o Grupo Renault lançará 10 novos modelos 100% elétricos, a marca francesa antecipou algumas imagens de um dos carros mais esperados, o Renault 4ever.

O nome do modelo diz tudo. Será a reinterpretação -ou reencarnação- contemporânea do Renault 4, ou como é mais conhecida, o 4L, um dos mais icônicos Renault de todos os tempos. Importante na história da marca, mas praticamente desconhecido aqui no Brasil.

Renault 4 Prototype 2021
Renault 4 Prototype 2021 vue 3D
Renault 4 Prototype 2021 image de synthèse
Projeções para o Renault 4ever.

O lado mais acessível ao consumidor desta ofensiva elétrica da Renault irá se apoiar no retorno de dois dos seus mais marcantes modelos. Primeiro o novo Renault 5, já revelado sob a forma de protótipo e com chegada anunciada para 2023, e também com um nov 4L, que deverá receber a designação 4ever (trocadilho com a palavra inglesa “forever”, ou “para sempre”). Deverá chegar em 2025.

A Renault antecipou o novo modelo com as duas imagens que mostramos aqui: uma mostrar a dianteira da nova proposta e outra exibindo o seu perfil, onde é possível identificar em ambas traços que remetem ao 4L original.

Considerando que a data prevista de lançamento está ainda a quase quatro anos de distância, o certo é imaginar que estes “teasers” antecipam o protótipo, que deverá ser conhecido este ano para celebrar as comemorações do 60º aniversário do Renault 4. Como já aconteceu com o Renault 5 Prototype.

A imagem em destaque mostra a grade do 4ever que, como no original, combina os faróis, grade (por ser elétrico, deverá ser apenas um painel fechado) e novo símbolo da marca, num único elemento retangular com as extremidades arredondadas. Os faróis em si assumem os mesmos contornos circulares, ainda que truncados em cima e em baixo, com dois pequenos elementos luminosos horizontais completando a “assinatura luminosa”.

A imagem de perfil, no pouco que deixa ver, permite adivinhar as proporções típicas de um sUV de dois volumes e quatro portas e teto algo abaulado (como no original) e visivelmente separado do restante corpo do 4ever.

Existem diferenças claras entre estas novas imagens e as que surgiram há alguns meses no registro de patentes. Tanto na frente do modelo, como no perfil, em especial na relação entre o teto e o “spoiler” traseiro, além de se ver claramente o espelho retrovisor externo.

O futuro Renault 5 e este 4ever usarão a plataforma CMF-B EV, exclusiva para modelos elétricos, sendo a mais compacta da Renault. O Renault 5 terá como missão tomar o lugar dos atuais Zoe e Twingo Electric, e o 4ever é uma adição a este segmento, aproveitando a moda e interesse do mercado por modelos crossover (SUVs pequenos) e demais SUVs.

Os modelos derivados da plataforma CMF-B EV terão autonomias de até 400 km e preços mais acessíveis do que aqueles praticados hoje para o Zoe, graças à nova plataforma e baterias (tecnologia melhorada e produção local). A marca francesa prevê reduzir os custos em 33%, o que significa que o preço mais acessível dos Renault 5 estará em torno dos US$ 22 mil, o que poderá significar preço abaixo dos US$ 27 mil para o futuro Renault 4ever. E não adianta ficar tentando fazer contas e conversões, pois que vai comprar esses carros ganha em euros e gasta em euros…

Renault elétricos
Além do Renault 5 Prototype já apresentado e do 4ever já confirmado, a Renault mostrou ainda o perfil de um terceiro modelo montado na plataforma CMF-B EV, um pequeno veículo comercial elétrico, que parece ser uma reinterpretação do Renault 4F.


Compartilhe!
1714301908