Especial

Smartphone x Carro: 5 cuidados que você precisa ter

Compartilhe!

Imagem: Freepik

Todo mundo tem o hábito de andar com o smartphone por perto, especialmente em trajetos de carro. Veja 5 cuidados que você precisa ter com o seu celular, no automóvel.

Para muitas pessoas, o celular é uma companhia presente em todos os momentos – inclusive dentro do automóvel. Mas saiba que existem alguns cuidados que você precisa ter ao manter ou utilizar o smartphone no carro.

Esses cuidados são atitudes básicas, que ajudam não só a proporcionar uma vida útil maior para o equipamento, mas também para que o condutor e os passageiros tenham mais segurança.

Que tal descobrir se você está colocando em prática todos os cuidados com o smartphone no carro? Confira uma lista de 5 itens para ficar de olho!

1. Tela em contato com a pele

Muita gente tem o hábito de deixar o celular no banco do carro, próximo à perna. O problema acontece quando a tela entra em contato com a pele, especialmente quando a pessoa está vestindo um short, bermuda ou vestido.

Com a sensibilidade do touch, muitos dispositivos entendem que o contato com a pele é uma tentativa de desbloquear a tela. E, como você deve saber, o excesso de tentativas provoca o bloqueio automático do celular.

Você pode evitar essa situação ao colocar o seu smartphone nos suportes do painel do carro ou mesmo mantê-lo dentro da bolsa. Porém, se você não seguir esse cuidado e tiver a tela bloqueada, saiba que tem solução!

Nesse cenário, a dica é contar com o Dr.Fone. O Dr.Fone é um software que conta com um kit de ferramentas para smartphones, como o recurso de desbloqueio de Android e iOS.

Com o Dr.Fone, tudo o que você precisa fazer é conectar o celular bloqueado ao computador e seguir as instruções. Em poucos minutos, é possível utilizar o smartphone normalmente!

Imagem: Freepik (Dr.Fone)

2. Calor excessivo

Existem dias em que as temperaturas atingem marcos bem altos. Quando o calor está excessivo, é importante que você não deixe o seu smartphone dentro do carro.

Isso porque, em ambientes fechados como um carro (quando não está em funcionamento, com o ar-condicionado desligado), o calor fica quase que totalmente retido. Como resultado, tudo o que está dentro do carro sofre com o calor.

Como o smartphone é um dispositivo bastante sensível, seus componentes podem sofrer falhas provocadas pelo calor. Por isso, um dos cuidados que você precisa ter, é nunca esquecer o seu celular dentro do carro fechado e desligado em dias de sol intenso.

3. Carregar o celular no carro

Um dos mitos mais fortes que existem quando falamos de smartphone x carro diz respeito a carregar o celular dentro do veículo.

Muita gente acredita que carregar o celular no carro faz mal para o equipamento. Porém, a boa notícia é que isso não corresponde à realidade!

O único cuidado que você precisa ter é com o cabo que fará o carregamento. Opte sempre pela versão original, ao invés de modelos comprados em lojas paralelas. Isso vai garantir a segurança e a durabilidade da bateria.

E saiba que especialistas preveem que, em até 3 anos, boa parte dos carros vão contar com carregador por indução. Assim, você não vai precisar se preocupar nem mesmo com os cabos.

4. O suporte ideal

Outro dos cuidados que você precisa ter nessa relação de smartphone x carro está no suporte, um dispositivo que costuma ser de plástico, e permite acoplar o celular ao painel do carro.

Aqui, você deve se certificar de escolher um suporte resistente. Afinal, dependendo da estrada que você passar, é possível que o celular se solte do suporte e acabe sofrendo danos.

Nessas quedas, não é incomum que o smartphone fique com problemas na memória ou mesmo no cartão SD. E se você não faz backup do celular, tem grandes riscos de perder os registros.

Para não errar na compra do suporte, busque por um modelo que seja compatível com o seu smartphone e que tenha uma boa reputação entre os consumidores.

Imagem: Freepik

5. Celular e direção

Uma combinação que tem tudo para dar errado é o celular e a direção. Existem pessoas que garantem que conseguem realizar as duas atividades simultaneamente, com a mesma qualidade – mas isso é impossível.

Basta olhar os dados: dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) apontam que a combinação do celular com a direção é responsável por cerca de 57% dos acidentes de trânsito, em condutores de 20 aos 39 anos.

A verdade é que nenhuma chamada ou mensagem é tão importante que não possa esperar alguns minutos. Evitar o celular ao dirigir é uma atitude responsável, que pode salvar sua vida.

Cuidados com o seu celular e com você

Manter o seu smartphone em segurança dentro do carro é simples. Muitas dessas tarefas são práticas, que podem fazer parte da sua rotina.

Esses cuidados, além de permitirem uma vida útil prolongada do celular, permitem que você tenha mais segurança, atuando na prevenção de acidentes. Assim, a relação smartphone x carro tem tudo para ser agradável


Compartilhe!
1714375976