CITROËN C1: PARA TIRAR O SOSSEGO DO VW UP!
A segunda geração do Citroën C1 será apresentada ao público no Salão de Genebra, dia 6 de março. O carrinho urbano, desenvolvido e construído em conjunto com os “irmãos” Peugeot 108 e Toyota Aygo (o trio será exibido na Suíça), distingue-se do anterior pela dianteira, onde conta com faróis arredondados e luzes LED diurnas, e lanternas traseiras com efeito 3D. O trio pretende enfrentar o VW Up! na Europa e em outros mercados
O novo C1 tem 3,46 metros de comprimento, 1,62 m de largura e diâmetro de giro de apenas 4,8 metros. Como sucede com o Peugeot 108, o Citroën terá versões de duas e quatro portas, mas estreará uma versão conversível, com teto retrátil em lona, que receberá o nome de Airscape.
Com 840 kg de peso, o carrinho estará disponível em oito cores, mais algumas versões em dois tons. Por dentro, destacam-se as cores vivas, como nos detalhes dos forros das portas, e uma tela de sete polegadas com tecnologia Mirror Screen, que permite acessar aplicativos do smartphone. Dispõe ainda de câmara de auxílio ao estacionamento, auxílio para partida em subidas, acesso ao interior sem chave, bancos aquecidos e ar condicionado.
Quanto a motores, começa no 1.0 e-VTi 68 Airdream, com câmbio manual de cinco velocidades e tecnologia start–stop, mais conjunto aerodinâmico específico. Há ainda o VTi 68, com câmbio ETG de cinco velocidades e, por fim, o novo motor 1.2 VTi 82 PureTech, de três cilindros com 12 mkgf de torque máximo, que anuncia consumoo médio de 25 km/litro e aceleração de zero a 100 km/h em 11 segundos.