Última hora

Este é o Peugeot 2008 DKR para o rali Dakar

Compartilhe!

186459372095dedc8f5f2c4168f72ab9_4_XL

Parece um carrinho Hot Wheels, mas não é. Depois de 25 anos de ausência da prova, a Peugeot anunciou recentemente o regresso ao Dakar com o 2008 DKR, carro que foi apresentado ontem. De 2008 tem apenas o nome. Seguindo algumas linhas da versão de rua, este modelo mais radical conta com carroceria mais “musculosa” e proporções que tiveram de ser trabalhadas para suportar o desafio. Desde o início do processo de desenvolvimento, um dos grandes problemas foi decidir qual a melhor transmissão a ser usada, pois isso iria influenciar o desenho do carro. A definição pela tração dianteira determinou o tamanho das rodas e pneus; o Peugeot usa quatro Michelin aro 37 polegadas (quase 95 cm).

186459372095dedc8f5f2c4168f72ab9_XL

Na adaptação do exterior aos terrenos que irá enfrentar, a equipe de designers liderada por Giovanni Rizzo tinha que definir: partia do 2008 atual e criava componentes únicos, ou inspiravam-se direto no crossover de produção para desenhar o DKR. No final, Rizzo optou por seguir o segundo caminho e produzir um 2008 novo. Fora a ausência das portas traseiras, a frente é o que se distância mais do modelo de série. O responsável pelo desenho, Michaël Trouvé, justifica a modificação devido à capacidade off-road que o carro precisa, que exigia ângulo de ataque muito alto.

186459372095dedc8f5f2c4168f72ab9_3_XL

Carlos Sainz será o piloto, e já correu sete vezes o Dakar. Com experiência tanto em carros de tração em duas rodas como em 4×4, o espanhol mostra confiança na escolha: “Fiz os últimos dois Dakar num carro com tração dianteira, e estou convencido que é uma solução que pode ganhar a competição”. O que fica debaixo do capô continua ainda sendo segredo, mas a Team Peugeot Total promete novidades. O Peugeot 2008 DKR será apresentado ao público dia 20 de abril no Salão de Pequim.

186459372095dedc8f5f2c4168f72ab9_2_XL


Compartilhe!