Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

GM DEU ADEUS A TRÊS CARROS DE UMA SÓ VEZ

Compartilhe!

A General Motors parou de produzir Zafira, Meriva e Corsa, que eram feitos na fábrica de São José dos Campos, SP. O hatch foi o último modelo a sair da linha de montagem, e sua unidade final foi feita ontem. A produção da Zafira foi encerrada dia 12 de julho e, na semana passada, a Meriva deu adeus.

Só o Classic continua sendo produzido na área de Montagem de Veículos Automotores (MVA), de São José. Em uma outra linha, na mesma unidade, é feita a pickup S10 e receberá um novo modelo, a Blazer. A previsão é de que a nova Blazer seja mostrada ao público no Salão do Automóvel e esteja à venda ainda este ano.

O fim da produção dos três carros de passeio da GM já era esperado. A Zafira e Meriva foram substituídas pela minivan Spin, de cinco e sete lugares, produzido em São Caetano do Sul (SP). Já o Corsa será substituído pelo Onix, que será lançado no Salão do Automóvel; as vendas começam em outubro. Ele será fabricado em Gravataí (RS), sobre a mesma plataforma de Cobalt e Spin, para ocupar a faixa de mercado acima do Celta. Terá motores 1.0 (77/ 78 cv) e 1.4 (99/ 105 cv) Econo.Flex.

Para evitar demissões, o sindicato dos metalúrgicos da região fez a proposta de que para lá seja levada a fabricação integral do Classic (hoje ele é feito também em São Caetano do Sul, SP, e em Rosário, na Argentina), a nacionalização do Sonic (que é importado da Coréia do Sul) e a volta da fabricação de caminhões da marca. Obviamente, todas inviáveis ou que demandariam muito tempo.

A montadora assumiu o compromisso de não demitir nenhum funcionário até o próximo dia 4 de agosto, quando uma nova reunião será feita com o sindicato. Mas já deixou o aviso: há excesso de funcionários na produção.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español