RAM 1500 2024 ganha muitas novidades mas perde a versão TRX
A picape RAM 1500 2024 acabou de ser apresentada nos Estados Unidos e em breve deverá desembarcar por aqui. Chegou com o desenho revisto, interior atualizado e um novo motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha. Quem também chega à linha é a RAM 1500 Ramcharger 2024, a versão elétrica com extensor de autonomia, que se junta à RAM 1500 REV na oferta mais eficiente da empresa norte-americana.
por Marcos Cesar Silva
A gama RAM renovada traz o visual mais elegante e aerodinâmica cuidada. As novidades na dianteira são a grade, que é oferecida em até oito versões dependendo do acabamento, e os faróis. Como de costume, o estilo varia de acordo com o acabamento escolhido: Tradesman, Laramie, Rebel, o novo Tungstênio, o Ramcharger… Este último também traz visual específico.
Na lateral temos novas rodas e cores; Já na traseira, destaque para as novas lanternas traseiras e para a tampa elétrica com tecnologia de detecção de obstáculos. Passando para o interior, há novos revestimentos e acabamentos, bem como um sistema de multimídia Uconnect 5, com tela de maior resolução e de 12 polegadas. Uma tela de 14,5 polegadas também é oferecida.
O multimídia também tem um recurso de tela dividida. Além disso, assim como a 1500 REV, a picape pode ser equipada com uma nova tela dianteira de 10,25 polegadas. Novamente, na RAM 1500 Ramcharger temos alguns detalhes específicos da versão; os equipamentos variam de acordo com o nível de acabamento, sendo o mais completo a nova topo de linha Tungstênio.
Outros destaques incluem um inversor de potência de 2 kW, instrumentação digital de 12,3 polegadas e espelho retrovisor digital. Em termos de segurança e assistência à condução, há um novo sistema Active Driving Assist (condução semi-autônoma de nível 2) e o sistema de assistência à condução mãos-livres.
A maior novidade é o novo motor 3.0 de seis cilindros em linha Hurricane, que substitui o antológico HEMI V8. É oferecido com dois níveis de potência: 426 cv e 62,3 mkgf de torque; e 548 cv e 70,6 mkgf. Em ambos os casos, é mais potente e eficiente do que seu antecessor. Da mesma forma, o motor Pentastar 3.6V6 (309 cv e 36,7 mkgf) é mantido.
Quanto à RAM 1500 Ramcharger, ela combina um motor 3.6V6 que alimenta um gerador de bordo. Não é um híbrido plug-in, é um elétrico. O motor V6 não tem ligação mecânica com as rodas, apenas carrega o gerador de 174 cv, que por sua vez recarrega a bateria de 95 kWh. A autonomia elétrica é de 233 km e o total combinado chega a 1.110 km.
O tanque de combustível tem capacidade para 102 litros. Para este powertrain estão disponíveis dois módulos de propulsão elétrica (EDM): um com 340 cv no eixo dianteiro e outro com 323 cv no traseiro. Em condições normais, ele desativa a tração dianteira e também conta com um diferencial com travamento eletrônico. No total, são 672 cv e 83 mkgf.
A aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos e pode rebocar até 6.350 kg (contra 5.253 kg das demais versões). A capacidade de carga útil é de 1.191 kg. Não faltam vários modos de auxílio à condução e carregamento rápido DC até 145 kW de potência. A picape oferece tomadas de carregamento Tipo 1, Tipo 2 e CCS. Outros destaques incluem o carregamento bidirecional.
Soma-se a isso um sistema de potência a bordo de até 7,2 kW. O que não veremos, infelizmente, é a RAM 1500 TRX na lista. O poderoso modelo se despedirá de nós muito em breve e em seu lugar chegará no terceiro trimestre de 2024 a RAM 1500 RHO. Ele será equipado com o novo motor 3.0V6 Hurricane em sua configuração mais potente.