CarrosSlide

Saipa Cadila: primeira geração do Logan ainda é produzida. No Irã…

Compartilhe!

A primeira geração do Dacia Logan -que no Brasil é chamado de Renault Logan- acaba de ser renovada no Irã, onde voltará a ser produzida e comercializada pela Saipa com o nome Cadila. Isso mesmo, o carro é o Saipa Cadila.

Saipa Cadila 3/4 frente

Apresentado há quase 20 anos (2004), o Logan foi o primeiro modelo da romena Dacia após ter sido adquirida pela Renault. Foi comercializado em diversos mercados com vários nomes e marcas: além de Dacia também ostentou os logos da Renault e Nissan, conforme o local onde era comercializado. No Brasil, o Renault Logan foi lançado em 2007 e ainda está em produção, mas com os dias contados. Aqui chamou atenção pela robustez e excelente espaço interno.

Renaut Tondar 90, o Logan iraniano, que vai ser ressuscitado.

No Irã, por exemplo, ficou conhecido como Renault Tondar 90 (acima), sendo produzido em parceria com a Saipa. A produção terminou em 2019 devido a sanções econômicas, e a marca francesa acabou por abandonar aquele país.

Saipa Cadila 3/4 traseira
A base do carro de primeira geração não foi alterada, mas frente e traseira foram redesenhadas.

Mas não foi o fim da trajetória do resistente e espaçoso carrinho por lá. A Saipa retomou a produção de forma independente do primeiro Logan em 2020 (na Europa já está na terceira geração), efetuou um restyling ao modelo e chamou-o de Saipa Cadila. O lançamento será em 2024. Além do novo estilo, recebeu equipamentos como iluminação por LEDs, painel de instrumentos digital e sistema multimedia com tela touchscreen.

Também o motor foi trocado no Saipa Cadila. Trata-se do 1.6 de quatro cilindros e 115 cv de potência máxima. É fornecido pelos russos da AvtoVAZ (Lada), construtora que pertencia à Renault até o ano passado, mas que foi vendida ao governo russo devido à guerra com a Ucrânia . Aqui no Brasil, o Logan serviu de base para o Sandero (hoje chamado de Stepway), picape Oroch e SUV Duster. Os três devem sair de linha no final deste ano ou início de 2024. A ideia da empresa é comercializar no Brasil apenas produtos genuinamente Renault.


Compartilhe!
1716097774