Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SALÃO DE PARIS: Audi RS3, o mais potente cinco cilindros do mundo

Compartilhe!

A Audi apresentou o seu primeiro sedã da linha A3 a ostentar a designação RS. Trata-se do RS 3 de três volumes, modelo que usa motor de cinco cilindros 2.5 TFSI, com 400 cv de potência e 48 mkgf de torque, números que permitem acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Este novo modelo surge no Salão de Paris com o renovado motor (de alumínio) 2.5 TFSI de cinco cilindros, 26 kg mais leve do que a versão anterior do motor. Em termos técnicos, diferencia-se ainda por oferecer dupla injeção e sistema de controle variável de válvulas da Audi. É o cinco cilindros mais potente do planeta.

Como credenciais, além da maior potência, destaca-se ainda pela velocidade máxima de 250 km/h (limitada) ou, para os que quiserem contornar o bloqueio eletrônico, 280 km/h. Para passar a potência para as rodas, a Audi recorre ao sistema de tração integral quattro (com distribuição de força entre os eixos) e câmbio de dupla embreagem S tronic de sete velocidades.

A gestão da tração quattro é uma funcionalidade integrada no seletor de modos de condução, tal como a direção, caixa S tronic, motor e aletas internas ajustáveis no escapamento (para ajudar a melhor a sonoridade). Assim, o motorista poderá optar entre os modos Comfort, Auto e Dynamic. A suspensão RS Sport é opcional. De resto, o sistema de freios foi melhorado (discos de 370 mm na frente e 310 mm atrás), a altura ao solo reduzida em 2,5 cm e bitolas mais largas em comparação com o A3 comum.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español