Classic Cars

Sbarro Grand Prix 2014, a reinterpretação dos carros de competição dos anos 1930

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Os automóveis de competição dos anos 1930 tinham uma forma muito própria, o oposto do desenho dos modelos de Fórmula 1 atuais. Em 2014, a suíça Sbarro, juntamente com o seu instituto Espera e 27 estudantes, criou aquilo que seria a interpretação moderna desses automóveis. O resultado final foi maravilhoso.

por Marcos Cesar Silva



Batizado de Sbarro Grand Prix, este carro é uma homenagem aos automóveis de competição antigos, pré-Segunda Guerra, mas com a introdução de tecnologias da atualidade. Ou, pelo menos, as que existiam em 2014.

Construído num chassi tubular coberto com painéis construídos em fibra de vidro e de carbono -que dão forma à carroceria- pintados na clássica cor British Racing Green e com uma faixa amarela, com clara inspiração nas Lotus dos anos 1960. Para valorizar ainda mais o exterior, foram montadas rodas Vossen CV7 de 20 polegadas, calçadas com pneus Michelin nas medidas 295/30 na frente e 305/35 na traseira.



No interior -e resultado da colaboração com a empresa de telecomunicações Orange France- estão instalados dois iPads, um é utilizado para o sistema de navegação e o outro para o entretenimento. Além disso, pouco mais existe no interior, além do volante Sparco e um único banco revestido de couro, moldado na própria estrutura do automóvel.

Para mover este automóvel, está o motor 5.0V12 BMW (M70B50), extraído de uma BMW 750i E32, com potência máxima na casa dos 300cv. As saídas de escape saem logo na dianteira, do lado direito, como nos carros daqueles românticos tempos.

Acoplado ao motor está uma caixa de câmbio automática de quatro marchas, e é aqui que ele se distancia dos veteranos. Apesar do grande conjunto motor/câmbio, o Grand Prix pesa apenas 1050 kg.

Obviamente o Sbarro Grand Prix não foi concebido para entrar em produção, existindo apenas esse protótipo das fotos, que é totalmente funcional. A sua construção foi terminada em 2014, em apenas 45 dias, tendo sido apresentado no Salão de Paris daquele ano.

FICHA TÉCNICA

Motor: 5.0V12 BMW, 300 cv

Tração traseira

Câmbio automático, quatro velocidades

Carroceria: fibras de vidro e de carbono

Chassi tubular de aço

Peso: 1050 kg

Rodas: 10.5×20

Pneus: 295/30/20 e 305/35/20


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