Tudo o que muda -e são muitas coisas- na Chevrolet Spin 2025: a partir de R$ 120 mil
Podemos dizer que uma minivan é uma wagon que teve preguiça de se tornar um SUV. A A Spin, lançada em 28 de junho de 2012, nasceu numa época em que as minivans nacionais e importadas estavam em alta (a GM tinha duas aqui, Zafira e Meriva). Sobreviveu firme e forte no mercado e se tornou a única opção disponível desse segmento. Para não perder esse nicho e não ter que investir milhões de dólares num novo produto, a GM fez o que dava para fazer: um profundo facelift e atualização da sempre eficiente e incompreendida minivan. Com visual que tenta se aproximar dos SUV, a nova Chevrolet Spin está chegando às lojas refrescada, mais segura e tecnológica, mas com o 1.8 flex de 111 cv.
por Marcos Cesar Silva
Esta é a nova minivan Chevrolet Spin 2025. A marca divulgou mais detalhes da reestilização do monovolume. Fora isso, a rejuvenescida Spin também ficou mais segura e tecnológica. Depois de diversos teasers e flagrantes pelas ruas e estradas, o desenho da nova Spin já era conhecido. A dianteira recebeu a maior parte das modificações. Com visual inspirado na identidade das marcas para os SUVs, a Spin traz faróis de LED verticais divididos em duas partes (conforme a versão a parte inferior deles é apenas uma tampa plástica) e nova grade, que conta com ressaltos que separam os faróis e para-choque que também é redesenhado. Apesar de ser uma reestilização mais ampla, a Chevrolet afirma que 42% das peças da carroceria foram retrabalhadas, incluindo reforços estruturais.
Na lateral, há apliques de plástico preto na parte inferior da carroceria e nos contornos dos para-lamas;, a suspensão parece ligeiramente elevada. Já na traseira, as lanternas até lembram as que são usadas na Spin atual, mas agora em full LED, maiores e redesenhadas. Elas são ligadas por uma barra prateada logo acima da placa, que aloja a gravatinha Chevrolet e a iluminação da placa. A ideia da Chevrolet é clara: tentar promover a minivan a SUV e assim atingir um público maior que o atual, atraindo um público maior do que o atual, formado basicamente por famílias, motoristas profissionais e PCDs. Apesar disso, a marca destaca que as famílias, PCDs e motoristas profissionais são os principais interessados hoje no modelo. Caso seja entendida como SUV, pode agregar outros interessados.
Também o interior recebeu mudanças importantes. Apresenta soluções semelhante ao do Tracker RS vendido na China, o que deixou o habitáculo mais sofisticado e refinado. É o primeiro Chevrolet nacional com painel de instrumentos digital integrado à tela do multimídia; os instrumentos em tela de oito polegadas, e a central multimídia numa de 11″ com o “Chevy Link”, que permite espelhar aplicativos na tela. Não é uma peça única, mas garante bom efeito.
Outros mimos são o sistema de iluminação ambiente com leds nas portas, ar condicionado digital com saídas de ar traseiras, OnStar com Wi-Fi nativo, carregador por indução e possibilidade de atualizações remotas. Em termos de segurança, todas as versões do Spin (que serão quatro) agora trazem seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina nas três fileiras de bancos), contra os dois airbags do modelo anterior. Ao todo, a Spin 2025 terá versões de cinco ou sete lugares e excelentes 756 litros de capacidade no porta-malas, com o encosto do último banco rebatido.
A Spin utiliza basicamente a mesma arquitetura eletrônica do Tracker, o que traz como vantagens o dobro de capacidade de processamento de dados da anterior, e a aplicação de recursos como alerta de colisão frontal com detector de pedestre, sistema de frenagem automática de emergência, assistência de frenagem de urgência, alerta de ponto cego e muito mais. São os benefícios da eletrônica em favor da maior segurança.
Debaixo do capô continua o incansável motor 1.8 flex de 111 cv, que recebeu novas atualizações de programação para ficar mais eficiente e menos gastão. Sabemos que a nova Spin terá quatro versões (LT manual de seis marchas ou automática, LTZ e a top de linha Premier, ambas automáticas de seis velocidades). Pelas imagens, o resultado da atualização do modelo, já em incríveis 12 anos de mercado, foi bem sucedida. Convém lembrar que a Spin é o último resquício de Opel na Chevrolet do Brasil…
Preços e versões da nova Chevrolet Spin 2025
- Nova Chevrolet Spin LT MT6: R$ 119.990.
- Nova Chevrolet Spin LT AT6: R$ 126.990.
- Nova Chevrolet Spin LTZ AT6: R$ 137.990.
- Nova Chevrolet Spin Premier AT6: R$ 144.990.