Magma é o mais radical programa da Hyundai até hoje
Genesis, a marca de luxo do Grupo Hyundai, acabou de apresentar diversos modelos conceituais que lançará oficialmente dentro de seu programa de veículos de alto desempenho. O programa esportivo Magma leva a Genesis a um passo adiante, marcando a expansão da marca no segmento de carros de alto desempenho. Resumindo: a Genesis pretende desenvolver uma versão ou modelo Magma de alto desempenho para cada veículo de produção existente, maximizando o visual e, claro, o desempenho. A nova divisão será para Genesis como a Mercedes-AMG é para a Mercedes-Benz, a Abarth é para a Fiat e a BMW M é para a BMW.
por Marcos Cesar Silva
Alguns carros Genesis Magma foram exibidos pela marca, na Genesis House, de Nova Iorque, antecipando o que será exibido no Salão daquela cidade. Os carros Magma incluem o GV80 Coupe Concept, o G80 Magma Special, o X Gran Berlinetta Concept e, claro, o GV60 Magma Concept. Todos eles são mostrados na sugestiva cor “Magma”. Sendo o conceito GV60 Magma o mais próximo da produção, a Genesis deu um pouco mais de informações sobre esta versão aprimorada de seu SUV elétrico.
Aqui está um resumo das atualizações recebidas pelo GV60 Magma Concept:
- Tecnologia aprimorada de bateria e motor
- Carroceria alargada e mais baixa
- Pára-lamas alargados e com saídas de integradas
- Rodas Flow-Formed de 21 polegadas na cor titânio com discos aerodinâmicos integrados
- Aletas no teto para canalizar o ar para a asa traseira
O GV60 Magma Concept eleva o nível de desenho e o desempenho do GV60 existente, que é o primeiro modelo elétrico da Genesis . O carro-conceito é o primeiro passo para criar uma conexão emocional mais profunda entre o motorista e o veículo.
O desenho exterior foi alargado e rebaixado, conferindo uma postura mais dinâmica e permitindo centro de gravidade mais baixo., com ganhos para a dirigibilidade.
Na dianteira, uma tomada de ar principal mais larga e inferior, localizada no para-choque, é funcional e resfria efetivamente as baterias, motor e freios, enquanto defletores melhoram a eficiência aerodinâmica do veículo. Três aberturas de ventilação menores e ovaladas localizadas acima da entrada de ar principal e inspiradas no GV80 Coupe Concept e no G80 Magma Special proporcionam resfriamento adicional.
As bordas dos para-lamas foram alargadas e as saídas de ar integradas ajudam a reduzir a energia cinética e a melhorar o arrefecimento dos freios. Os discos aerodinâmicos integrados às rodas também ajudam a arrefecer os freios. As aletas colocadas no teto para controlar o fluxo aerodinâmico e canalizá-lo em direção ao aerofólio geram força descendente traseira e garantem fluidez aerodinâmica.
As mudanças no exterior aprimorado do GV60 Magma Concept estendem-se ao interior luxuoso e esportivo. O modelo apresenta recursos que incluem bancos estofados em material sintético e camurça, com padrões de costura de diamante duplo nas cores laranja Magma e cinza titânio.
Junto com o GV60 Magma Concept, foram exibidos os outros três veículos do programa Magma: o GV80 Coupe Concept, o G80 Magma Special e o X Gran Berlinetta Concept.
A marca também mostrou rapidamente o Neolun Concept, um SUV de dimensões gigantescas que, apesar de estar em fase conceitual, será apresentado nos próximos anos como o produto esportivo de luxo do fabricante, e talvez o auge definitivo da sua gama.