Classic CarsVídeos

Vídeo: Jay Leno e a rara Dodge Town Wagon Power Wagon 1966

Compartilhe!

Embora formalmente rotulada como uma station wagon, a Dodge Town Wagon Power Wagon 1966, com tração nas quatro rodas e três fileiras de bancos a tornou uma espécie de avó dos SUVs modernos de tamanho normal. Um exemplo bem restaurado deste modelo corpulento foi recentemente apresentado na “Jay Leno’s Garage”, e é imperdível não só para os fãs dos Dodge, mas também para os admiradores de carros clássicos.

A Town Wagon na configuração de tração nas quatro rodas de fábrica, era chamada de Town Wagon Power Wagon. Foi oferecida a partir de 1957. Os Dodge C Series Vehicles receberam a designação W-100 para suas versões de meia tonelada e tração nas quatro rodas. Tinha uma posição de guiar mais alta e grandes piscas na dianteira. Ela ganhou emblema “Power Wagon” nas laterais do capô, junto com as picapes “Sweptline” da série W, ligando-a direto ao Dodge Power Wagon WC300 “Military Type”. A linha foi fabricada de 1954 a 1966 nos Estados Unidos e de 1954 a 1971 na Argentina.

Este exemplar não faz parte da imensa coleção de Leno, mas o ex-apresentador desempenhou um papel importante em sua ressurreição. Ele explica no vídeo que foi contatado pela filha do proprietário original –um cientista de foguetes do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa– que queria destinar o Dodge, então enferrujado, para um bom lar. Leno conectou o proprietário com Steve Hofmann, que transporta veículos para ele e estava procurando um desses veículos pouco conhecidos.

Hofmann ficou atraído para a Town Wagon Power Wagon por sua construção robusta e vocação militar. O nome Power Wagon foi aplicado pela primeira vez nas versões civis de caminhões militares que a Dodge começou a vender após a Segunda Guerra Mundial. Hofmann também tem um desses caminhões mais antigos, que está restaurando lentamente.

1966 Dodge Town Wagon Power Wagon na garagem de Jay Leno

Além de um nome, a Town Wagon não compartilha muito com a Power Wagon original. Ela é baseada nas picapes Dodge Sweptline de última geração do início dos anos 1960. No entanto, a carroceria se originou dos caminhões Dodge da década de 1950.

A potência é fornecida por um motor 318V8 de 200 cv, basicamente o mesmo do Dodge Charger R/T nacional. Esse era o motor opcional em 1966. O onipresente -na América do Norte- “Slant Six” (de seis cilindros em linha) era padrão, mas considerando que Hofmann afirmou que o V8 mal consegue levar a Town Wagon a 100 km/h, o 6 cilindros provavelmente exigiria muita paciência de seu motorista.

Enquanto o Jeep Wagoneer e o International Travelall contemporâneos vendiam bem como carros familiares alternativos, a Town Wagon Power Wagon era mais um utilitário. A maioria de seus clientes eram empresas ou frotas governamentais, explicou Hofmann, o que pode justificar por que este Dodge não é tão lembrado quanto seus concorrentes. Então, definitivamente vale a pena conferir esse vídeo completo para saber mais sobre ela.


Compartilhe!
1720932791