E a Chevrolet tirou o Camaro de linha…
Quando dizemos que a General Motors está seguindo um caminho muito ruim no mundo todo, é por essas e outras. A produção do Chevrolet Camaro foi encerrada. O porta-voz da Chevrolet, Trevor Thompkins, confirmou que o último Camaro de sexta geração saiu da linha de montagem no dia 14 de dezembro, como linha 2024. A Chevrolet não confirmou oficialmente que o Camaro foi aposentado, mas sem sucessor à vista, definitivamente está entrando em um período de hibernação, o que é lamentável.
O que você está vendo na imagem abaixo pode ser apenas o último Chevrolet Camaro de sexta geração, em série especial “Collector’s Edition”, mas será que isso é o máximo que a GM tinha a oferecer para realmente honrar o Camaro, modelo que se tornou lendário e é respeitado pelo mercado há décadas?
por Ricardo Caruso
Para o Brasil, a GM fez uma série de 125 Camaro que não são exatamente “Collector’s Edition”. Os carros que serão vendidos aqui são versão SS, com pintura brilhante, faixas na cor prata, aerofólio menor e outros detalhes. O preço foi anunciado em R$ 555 mil na versão cupê (abaixo) e R$ 595 mil na configuração conversível.
Essa não é a primeira vez que o Camaro se despede de seus admiradores. A GM interrompeu a produção quando o modelo estava em sua quarta geração (junto com seu “gêmeo” Pontiac Firebird) com o ano-modelo 2002, após 35 anos de produção contínua. Mas a tendência retrô que revigorou o Ford Mustang e inspirou o relançamento do Dodge Challenger (que também está -infelizmente- encerrando a produção neste mês) convenceu a GM a lançar um novo Camaro, de quinta geração, para o ano-modelo 2010. AUTO&TÉCNICA avaliou esse Camaro 2010 antes mesmo do lançamento, numa longa viagem pelos Estados Unidos.
O Camaro de sexta geração chegou na linha 2016, ostentando linhas mais suaves e melhor dirigibilidade. Ele também introduziu um motor de quatro cilindros turbo no portfólio (embora esta opção tenha sido descartada para as poucas unidades 2024) e apresentava um motor ZL1 de 650 cv, atendendo os entusiastas.
A Chevrolet anunciou em março último que o Camaro sairia após com a linha 2024. Para marcar o fim da produção, como forma de ingratidão o Camaro 2024 recebeu um “pacote” Collector’s Edition, com detalhes exclusivos de visual, mas sem atualizações na mecânica. Seu acabamento externo em “Panther Black Metallic Tintcoat” faz referência ao nome “Panther” usado durante o desenvolvimento do projeto do Camaro original, e é combinado com faixas em preto e rodas aro 20 também pretas; rodas forjadas polidas podem ser solicitadas pelos compradores. Apenas 350 serão construídos, todos pintados de preto fosco, com um aerofólio alto na traseira.
Um “pacote” que inclui pintura, acessórios e novos detalhes não é exatamente uma grande despedida. Muito se falou que um Camaro 5.5V8 numa versão Z28 estava sendo preparado para a última série do modelo, mas foi cancelado. A verdade é que, com a eletrificação, os muscle cars V8 baratos ainda não estão completamente mortos, mas estão agonizando nos Estados Unidos. A GM foi uma das melhores no segmento dos muscle cars, e certamente podia fazer melhor para o Camaro do que uma série “Collector’s Edition” acompanhada de um relógio comemorativo.
As versões LT, RS, LT1 e SS (abaixo) finais recebem pintura metálica com faixas em preto fosco, mais o spoiler dianteiro do 1LE, e os cupês receberão um aerofólio traseiro do ZL1. Já a “Collector’s Edition” é feita na versão ZL1. Os modelos dessa série ganham o primeiro acabamento fosco em um Camaro de fábrica. Eles também recebem o spoiler dianteiro 1LE, e os cupês usam uma asa traseira também do 1LE. Todos os 350 modelos ZL1 recebem um emblema numerado no volante.
As futuras encarnações do Camaro provavelmente assumirão uma forma muito diferente. Rumores que circularam em 2021 indicavam para um sedã elétrico de alto desempenho. Outras especulações apontam para um SUV elétrico, algo que também foi especulado como parte de da linha Corvette (um sacrilégio!). Seja como sedã, cupê ou SUV, um carro elétrico usando o emblema do Camaro deverá estar em linha, com a ideia maluca declarada anteriormente pela GM de tornar sua linha de carros de passeio totalmente elétrica até 2035, pulando a fase dos híbridos. Quem viver, verá.