20Cup, o esquecido triciclo da Peugeot
A fórmula era sedutora: um veículo de três rodas, dois lugares, 170 cv de potência máxima e apenas 500 kg de peso. Era o 20Cup, um protótipo de linhas realmente atraentes que a Peugeot apresentou em 2005.
por Ricardo Caruso
A francesa Peugeot levou ao Salão de Frankfurt de 2005 um dos conceitos mais espetaculares criados na sua longa história, o triciclo 20Cup.
Com apenas três rodas (duas na dianteira e uma no eixo traseiro), este conceito chamava atenção por tudo que destacamos e ainda por não ter para-brisas, ao mesmo tempo que apresentava a linguagem visual futura da marca. Se você observar com atenção, perceberá que as suas linhas serviram de inspiração a modelos como o Peugeot 207, que apareceu logo no ano seguinte, ou o RCZ, que chegou em 2009.
Os triciclos são o meio caminho entre um automóvel e uma moto, e tem gente que ama e outros que odeia, como nosso saudoso Josias Silveira, que tinha verdadeira aversão a qualquer veículo de três rodas. O Peugeot 20Cup anunciava 3,63 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,16 m de altura e apenas 500 kg.
A Peugeot nunca chegou a divulgar a distribuição de peso deste conceito, mas é fácil perceber que grande parte estava mesmo concentrado na dianteira. Contribuía para isso para isso o motor que o equipava, então um novo 1.6 a gasolina (desenvolvido em colaboração entre a BMW e a PSA) que viria a ser usado no 207 e em diversos outros modelos. No 20Cup este motor tinha 170 cv de potência máxima e 24 mkgf de torque máximo, números que deixavam este protótipo bastante animado, acelerando de zero a 100 km/h em aproximadamente 5 segundos.
Não são números espantosos considerando os parâmetros atuais, mas é bom lembrar que estamos falando de 2005, e interessa saber que a emoção estava garantida pelo fato de que este Peugeot 20Cup era um verdadeiro speedster, com o habitáculo que deixava os ocupantes completamente expostos ao vento, chuva, ruídos e outros fatores que potencializavam a experiência de estar a bordo, tornando tudo divertido er intenso.
Infelizmente, nunca esteve nos planos da Peugeot produzi-lo, mas passados tantos anos, isso pouco importa. Certo é que este 20Cup continua a figurar nas listas dos conceitos (three wheeler concept?) mais interessantes de todos os tempos.