Ultima Hora

Vem aí o airbag externo da Ford

Compartilhe!

A Ford registrou o pedido de patente para um airbag externo, que seria montado por trás da grade de um veículo. Arquivado no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) em 1º de março de 2021, e publicado em 1º de setembro último, o registro descreve um sistema de airbag semelhante aos já exigidos nos Estados Unidos para interiores de veículos como um sistema de contenção suplementar (SRS) para proteger os ocupantes.

por Marcos Cesar Silva

Imagem de patente do sistema de airbag externo da Ford

Como os airbags convencionais, o externo usa pirotecnia para inflar, e seria acionado por sensores detectando uma colisão. Neste caso, porém, o airbag seria montado na estrutura frontal de um veículo, por trás da grade e cobrindo a borda do capô.

No descritivo, a Ford afirmou que esse sistema poderia ser usado na maioria dos tipos de veículos de passageiros particulares —incluindo carros, SUVs, picapes e minivans — além de táxis ou ônibus. Também pode ser usado em veículos autônomos, segundo a Ford.

Imagem de patente do sistema de airbag externo da Ford

A Ford não é a única empresa a experimentar airbags externos. Em 2019, a fornecedora alemã de automóveis ZF mostrou um protótipo de sistema de airbag externo para acidentes de impacto lateral. Projetado para fornecer uma zona de proteção adicional para ajudar a absorver a energia dos impactos, o airbag externo poderia reduzir a gravidade da lesão em 40%, segundo a ZF na época.

Embora a ZF parecesse bastante confiante em sua tecnologia, alegando que software e sensores poderiam implantar o airbag externo em milésimos de segundos e tê-lo totalmente inflado antes do contato com qualquer objeto ou outros veículos, a empresa ainda não o colocou em produção. Talvez a Ford tenha mais sorte com sua versão antecipada desta tecnologia.


Compartilhe!
1718321042