Ultima Hora

Lamborghini Urus S da “1016 Industries”, o Super SUV

Compartilhe!

Como todos sabem, o Lamborghini Urus S é o sucessor do Urus original, que ao chegar no mercado criou o novo nicho das SSUVs no luxuoso segmento desse tipo de carro. SSUV significa Super Sport Utility Vehicle. Como seu antecessor, é um “canhão” em termos de desempenho, e esteticamente é agressivo. Mas sabemos que sempre dá para buscar um passo adiante em todos os sentidos.

por Marcos Cesar Silva

Hoje trazemos-lhe o Lamborghini Urus S da 1016 Industries, empresa norte-americana de preparação, que costuma trazer propostas mais interessantes para a estética de alguns dos modelos mais desejados do planeta. O mais recente projeto da especialista em aftermarket automotivo passa pelo SSUV da italiana Lamborghini.

O modelo recebeu um novo kit de carroceria, alargado, com um generoso acabamento em fibra de carbono e inúmeros detalhes que lhe conferem uma aparência muito mais forte e exclusiva do que se pode ver no já agressivo modelo de fábrica. Não é tão marcante quanto o Lamborghini Urus Venatus, da Mansory, mas não está longe. Além disso, essas mesmas modificações também estão disponíveis também para o Urus Performante.

O Lamborghini Urus da 1016 ostenta nova pintura exterior, em contraste com peças em fibra de carbono, fibra de carbono forjada ou plástico reforçado com fibra. O farol foi escurecido para dar um toque mais esportivo, enquanto o capô mostra novos rebaixos e entradas de ar. O “pacote” Vision 2.0 também inclui a área frontal redesenhada, com um spoiler ainda mais atraente.

A estas mudanças juntam-se as bordas de para-lamas  alargados em 12 cm, saias laterais e um spoiler na traseira, junto ao teto. Outra novidade é o proeminente e agressivo para-choque traseiro, que integra um defletor de fibra de carbono (ou do material escolhido). Completando o conjunto estão as imensas rodas de liga leve de 24 polegadas, assinadas pela Forgiato. Elas usam pneus esportivos.

E não é só. A “cereja do bolo” é um sistema de escapamento da Capristo, com ponteiras feitas de fibra de carbono. A lamentar apenas o fato de não encontrarmos novidades debaixo do capô, mas nem é preciso. O Urus S tem motor 4.0V8 de 666 cv de potência e 85 mkgf de torque, máximos, de série. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.

O Urus tem com suspensão pneumática adaptativa, pode ser ajustada graças aos modos de condução STRADA, SPORT, CORSA e EGO, TERRA, NEVE e SABBIA (Areia). Com a mesma calibragem do sistema de propulsão do Urus Performante, o Urus S oferece capacidade de resposta e máximo desempenho quando exigido.

No Urus Performante, a potência foi aumentada em 16 cv, indo de 650 para 666 cv (o “número da besta” é só coincidência…). Seu peso foi reduzido em 47 kg, dando-lhe uma relação peso-potência de 3,2 kg/cv, a melhor de sua categoria. O Urus Performante acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e freia de 100 km/h a zero em 32,9 metros. Desenvolve 85 mkgf de torque entre 2.300 e 4.500 rpm.


Compartilhe!