Tecnologia

Volvo também vai produzir motores de três cilindros

Compartilhe!

Antes mesmo da apresentação mundial do XC90, a Volvo confirmou que lançará uma linha de motores de três cilindros até final da década. Quando todos os motores que fazem parte da série Drive-E forem apresentados e colocados à disposição dos compradores, até 2016, a Volvo vai lançar a linha de pequenos motores tricilíndricos.

i

A capacidade cúbica será de 1.500 cm3, e quando forem mostrados, serão usados em versões altamente econômicas e amigas do ambiente em carros como o S60, V60 e até o XC60.

Quem confirmou isso foi Dreke Crabb, responsável pela área de motores na Volvo, que explicou que a “família” Drive-E estará completa em 2016, surgindo em seguida os três cilindros, primeiro na versão a gasolina, seguindo o diesel. Ficou a ser definida quais serão todas as versões destes pequenos motores. Porém, é fácil imaginar pelo menos três: gasolina, diesel e um de maior desempenho.

Quanto à opção de colocar o motor em modelos como o XC60 e ao S60, Crabb referiu que tinha a ver com o torque, e não com falta de potência. Já quanto às emissões, a marca prevê que, com a ajuda de modelos elétricos e deste três cilindros, a média de emissões de CO2 de todas as suas linhas será de 75 gr/km em 2020.

Hoje, a Volvo tem a média de 120 gr/km na Europa, e em 2020 esse valor terá de baixar para as 95 gr/km. Porém, na Austrália, esse valor terá que cair, em 2020, para 75 gr/km de CO2. Assim, a eletrificação da linha começará pela Austrália, sendo que a marca acredita que com os motores certos será possível, na Europa, evitar o uso de modelos elétricos.

Na empresa sueca, acredita-se que só por volta de 2025 será necessário apostar nos modelos elétricos, e por isso aposta que a sua linha de motores Drive-E mais os motores de três cilindros vão lhe dar o tempo necessário para adiar a eletrificação em peso da linha para 2025/2030.


Compartilhe!
1714220409