Última hora

Carros da Jaguar e Land Rover vão detectar e evitar buracos

Compartilhe!

A Jaguar Land Rover criou um sistema que detecta buracos nas vias. O equipamento identifica as irregularidades no piso e compartilha os dados em tempo real. Em última análise, ajuda os motoristas a economizarem dinheiro consertando danos nos veículos.

eb6a96eaebecf86966e3ee8fb1e8d23b_XL

A Jaguar Land Rover anunciou um novo projeto de pesquisa tecnológica que permite detectar automaticamente, antecipar e compartilhar dados sobre as irregularidades do piso. O Range Rover Evoque foi o modelo escolhido para testar esta solução técnica, que não só identifica a localização com analisa a relevância dos buracos, valetas e tampas de esgoto danificadas para ajustar a suspensão em milésimos de segundos, evitando assim a possibilidade de furos nos pneus, rodas amassadas e danos na carroceria, e até mesmo acidentes.

Esta nova tecnologia permite ainda o compartilhamento das informações recolhidas com outros carros, para avisar os motoristas da existência de buracos perigosos, e ainda às autoridades, para que estas deem prioridade ao reparo daquela zona do pavimento. Nesta iniciativa, vai ainda ser testada -em parceria com a cidade de Coventry, no Reino Unido- a eficácia das obras realizadas nas ruas e estradas, caso os dados sejam compartilhados com as autoridades envolvidas.

A fase seguinte do projeto passa pela “digitalização” da via por meio da incorporação de um conjunto de sensores no protótipo do Evoque, para analisar o piso, e de uma câmera avançada voltada para a frente. O objetivo é que o motorista não seja obrigado a sair da faixa de rolamento para evitar os buracos no piso. No futuro, caso o buraco seja muito grande, o intuito é que os sistemas de segurança consigam reduzir automaticamente a velocidade ou mesmo imobilizar o carro para minimizar os impactos.


Compartilhe!
1714329462