CarrosTecnologiaÚltima hora

No ano que vem: próximas BMW M3 e M4 serão híbridas

Compartilhe!

As próximas BMW M3 e M4 deverão ser híbridas. Isso mesmo. Enquanto 0 consumidor brasileiro ainda fica maravilhado com motores flex, a partir de 2016, os dois esportivos da marca alemã deverão adotar sistema híbrido plug-in.

untitled

A BMW deverá optar por motores híbridos plug-in (de recarregar em tomada) para a próxima geração dos esportivos M3 e M4. Citando responsáveis da divisão M, jornais norte-americanos publicaram que ambos esportivos contarão com uma versão mais potente do atual motor a gasolina TwinPower Turbo 3.0 de seis cilindros em linha. No caso do M3 sabe-se que terá pelo menos mais 10 mkgf de torque. O motor a combustão será responsável pela movimentação das rodas traseiras, enquanto um ou mais motores elétricos estarão ligados às rodas dianteiras. Caso se opte pela solução de dois motores elétricos, um deles teria a capacidade para aumentar o torque, minimizando as perdas de tração pela roda com menor aderência, mantendo assim a estabilidade em curva.

O sistema híbrido deverá contar com sistema de recuperação de energia cinética KERS (similar ao que é hoje utilizado pelos carros de Fórmula 1) e autonomia em modo elétrico em torno de 32 km. O chefão da BMW nos Estados Unidos, Ludwig Willisch, foi claro: temos de ir por esse caminho”.

M3 e M4 terão mais componentes em fibra de carbono em comparação com os modelos atuais. Além disso, as baterias de ions de lítio serão mais leves e mais compactas. Esses fatores deverão contribuir para que o peso final não oscile muito. A BMW já possui experiência em híbridos com o i3 (na versão com extensor de autonomia) e com o i8, além das versões de competição. Espera-se que nos próximos anos a marca bávara adote em várias das suas linhas esta tipologia de modelos híbridos plug-in, com configuração de tração traseira e integral. Willisch garante que a presença de uma versão híbrida plug-in em todas as linhas será uma realidade no final da década.

A BMW garante ainda que não prevê lançar um esportivo elétrico, no mesmo estilo do Audi R8 ou do Tesla Model S P85D.


Compartilhe!
1714403403