Última hora

Big Brother: “caixa preta” da Samsung monitora carros em tempo real

Compartilhe!

Um aparelho criado pela Samsung pode trazer algumas dores de cabeça em termos de privacidade e de segurança. Trata-se de um dispositivo que monitora o carro em tempo real.

1399633962_BigBrotherEye_Summer201

A Samsung apresentou na sua conferência anual, a Developer Conference, em San Francisco, nos Estados Unidos, um dispositivo com cerca de 8 cm, que permite conectar o automóvel à Internet. Fixado no painel, esta “caixa preta” incorpora o GPS, Bluetooth, hotspot Wi-Fi e sensores de movimento. Val Zinchenko, o diretor do programa “Car Connected” da empresa sul-coreana, explicou que o dispositivo permite traçar um perfil da condução em tempo real, sabendo, por exemplo, o número de quilômetros percorridos, quantas vezes acelerou ou freou de forma brusca e a localização do veículo.

Este aparelho pode ainda indicar sempre que se excede o limite de velocidade e permite travar ou destravar o carro remotamente. Por meio de um aplicativo para smartphone, é possível buzinar ou abrir o porta-malas. A ideia é que o proprietário possa permitir que alguém possa ter acesso -ou não- ao seu carro à distância.  A Samsung diz que hoje apenas 100 milhões, dos 900 milhões de carros em circulação em todo o mundo, são conectados. O objetivo é que, em 2020, esse número suba para 400 milhões, altura em que a frota mundial será de 1,4 mil milhões de carros.

Apesar do potencial inovador deste aparelho, a Samsung pode enfrentar problemas com a invasão de privacidade, pois no caso de carros de frota de uma empresa, o proprietário da empresa consegue saber em tempo real o que o motorista está fazendo, o que não é muito diferente de alguns sistemas já implementados no mercado há alguns anos. Contudo, coloca-se sempre a questão de que muitos motoristas não querem ou não estão preparados para serem vigiados. Além disso, quem comprar esta tecnologia questiona potenciais problemas com a segurança.

Uma versão desta tecnologia está atualmente em testes, e a versão de produção deverá ser apresentada ainda este ano.


Compartilhe!
1714329426