Última hora

Salão de Nova Iorque: VW Atlas Tanoak Concept, o SUV que virou picape

Compartilhe!

 

Depois do novo SUV Atlas de sete lugares, a Volkswagen apresentou, no Salão de Nova Iorque, um estudo daquilo que poderá ser a picape do modelo: o Atlas Tanoak. Embora, garanta o fabricante, não exista planos para a sua passagem à produção a curto prazo.

A garantia de que o Volkswagen Atlas Tanoak é apenas um simples conceito foi dada pelo próprio chefão da Volkswagen North America, Hinrich Woebcken. Enfático, ele garante  que a marca alemã não está interessada em entrar na guerra das picapes nos Estados Unidos, seja no segmento das grandes -onde considera o mercado demasiado leal às marcas norte-americanas- como no das picape médias, segmento “de baixos volumes” e, por isso, “pouco interessante” para a Volkswagen.

“A verdade é que temos tanto trabalho a fazer e potencial para crescer nos segmentos em que já estamos, que as picapes simplesmente não figuram no topo da nossa lista de prioridades. O que também faz com que não existam, neste momento, planos para passar à produção este Atlas Tanoak”. Hinrich Woebcken, chefão da Volkswagen North America

Ainda assim, a picape recorre à mesma base modular MQB que tanto serve o Polo europeu (MQB-A0), como o SUV de sete lugares Atlas. Sendo que, comparativamente ao Atlas americano, o Tanoak possui distância entre-eixos quase 28 cm maior e comprimento total acrescido em mais de 40 cm, sem esquecer os 5 cm a mais em altura.

 
Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018

Visualmente, a Tanoak apresenta algumas semelhanças com o Atlas de sete lugares, embora apostando num exterior mais parrudo, incluindo vários elementos típicos dos show cars. Em especial, as “assinaturas” luminosas, tanto na frente como atrás, além das generosas rodas de 20 polegadas.

Também no interior, de cinco lugares, são várias as diferenças com o Atlas, com uma aposta maior na versatilidade. Isso é visível na adoção de novos seletores para a caixa de câmbio e de modos de condução, de desenho mais robusto, aptos até para utilização com luvas. Os bancos também garantem mais apoio lateral, afinal a Tanoak é usada também no fora de estrada.
Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018

Debaixo do capô, o mesmo 3.6V6 FSI de 280 cv de potência e 35 mkgf de torque máximos do SUV Atlas, acompanhado de uma caixa de câmbio automática de oito velocidades e sistema de tração integral 4Motion. A tudo isso se junta um sistema de modos de condução, direcionados para a utilização fora do asfalto.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018

Para encerrar, uma dose de cultura inutil. O Volkswagen Atlas Tanoak Concept foi buscar o seu nome em uma árvore natural do sul da Califórnia, que chega a atingir alturas superiores a 40 metros.

Apostando cegamente nas palavras do chefão da Volkswagen para a América do Norte e ao contrário da árvore que lhe dá o nome, dificilmente este Atlas Tanoak Concept florescerá. Mas, de repente, a semente está plantada…


Compartilhe!
1714397630