Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

20 anos depois, Porsche volta a usar motor de quatro cilindros

Compartilhe!

948x624

É a volta dos motores de quatro cilindros à Porsche, quase 20 anos depois do 968. O Macan 2.0 Turbo foi apresentado no Salão de Pequim e chega às ruas no início de 2015. O motor escolhido para a versão de acesso à linha Macan é o mesmo do VW Golf GTi Performance, o 2.0 TSi de quatro cilindros com 237 cv (230 cv no Golf GTi) e 35 mkgf de torque máximo.

A última vez que a Porsche utilizou um motor de quatro cilindros foi no modelo 968, um esportivo compacto e  barato, produzido entre 1992 e 1995.

Equipado com câmbio automático PDK de dupla embreagem, o Macan 2.0 Turbo acelera de zero a 100 km/h em 6,9 segundos, e alcança a velocidade máxima de 223 km/h. O consumo médio anunciado fica em torno dos 13,5 km/litro de gasolina.

Em relação aos Macan V6, esta versão de quatro cilindros difere das demais pelas duas saídas de escapamento (quatro saídas no S e no Turbo). As rodas de série são de 18 polegadas. No interior, ar condicionado bizone, e entre os opcionais, destaque para o teto panorâmico, suspensão ativa PASM e sistema de auxílio ao estacionamento dianteiro e traseiro.

O regresso dos motores de quatro cilindros à Porsche não vai ficar por aqui. A próxima geração dos Boxster e Cayman também vai incluir um motor boxer de quatro cilindros. A versão mais potente deverá chegar aos 400cv de potência.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español