Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Qual o maior pára-brisas do mundo? E o menor?

Compartilhe!

Você sabe qual automóvel tem o maior pára-brisas do mundo? E o menor? A Carglass, empresa especializada na reparação e substituição de vidros de automóveis, pesquisou isso e nos deu a resposta. 

 

O título de automóvel com o maior pára-brisas do mercado foi para o Tesla Model X, que leva o conceito de pára-brisas panorâmico ao nível master, já que se estende até o teto. A marca fundada por Elon Musk descreve este pára-brisas como “Big Sky”, e graças a ele é possível iluminar o habitáculo com luz natural e aumentar a sensação de espaço. 

“Este pára-brisas oferece uma experiência de condução única, semelhante à que se tem dentro do cockpit de um helicóptero”, explicou Elon Musk. 

 

No lado oposto desta questão está o Mercedes SLR Stirling Moss, modelo muito especial que serve de homenagem ao antigo piloto britânico e que assinalou o final da produção do SLR. Este Mercedes conta com o menor dos pára-brisas fabricados nos últimos anos, que não é mais do que um defletor frontal. 

Esta característica segue a mesma linha de vários esportivos dos anos 1950 e 1960 e é usada para que o fluxo do ar seja desviado e passe por cima da cabeça dos ocupantes. Desnecessário dizer que ,em caso de capotamento, este tipo de solução não oferece nenhum tipo de proteção, ao contrário dos pára-brisas convencionais, que podem suportar até 30% da resistência da estrutura do automóvel e são fundamentais para que o teto não ceda em caso de capotamento. 

Cada um dos minúsculos pára-brisas do Mercedes SLR Stirling Moss tem superfície de apenas 300 cm², ou de 0,030 m²…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español