Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Ford rejuvenesce a Lincoln com o MKX Concept

Compartilhe!

LincolnMKX_06 (2)

Parece que os SUVs estão outra vez ganhando força em vários mercados. A Lincoln, divisão de luxo da Ford, apresentou no Salão de Pequim o SUV MKX Concept, antecipando o utilitário esportivo global que deverá ser o terceiro de quatro lançamentos programados pela Lincoln até 2016. Este é o primeiro conceito da Lincoln apresentado fora dos Estados Unidos.

A marca vai entrar no mercado chinês no final deste ano, com o início da venda dos modelos MKZ e MKC. O modelo MKX de produção vai brigar no mercado local de SUVs premium, que vem crescendo rapidamente.

LincolnMKX_16 (2)

O Lincoln MKX Concept tem desenho inspirado em aviões e motos, e transmite sensação de potência e agilidade, sinalizando o futuro da marca de luxo no mercado chinês. Várias clínicas foram feitas na China e nos Estados Unidos para definir o desenho final do veículo e agradar consumidores desse segmento em todo o mundo.

“Demos grande ênfase às proporções desse conceito”, disse Andrea Di Buduo, gerente de desenho do Lincoln MKX Concept. “É um desenho atlético e emocional. Suas linhas horizontais e vincos esculpidos são harmoniosamente integrados e muito sofisticados, transmitindo uma presença poderosa e dinâmica”.

SUV PREMIUM

Estudos realizados pela Ford nos últimos anos com consumidores de luxo na China mostraram que um SUV médio premium deveria oferecer capacidade fora de estrada e esportividade. Por isso, o MKX Concept traz detalhes como protetor de cárter, altura elevada do solo e para-lamas reforçados. Os estribos laterais de alumínio trazem gravado o logotipo da Lincoln e o veículo mostra adaptação a diferentes condições de estrada.

O teto aerodinâmico e rebaixado na traseira dá um perfil atual ao Lincoln MKX Concept. Linha de cintura alta, vincos laterais e rodas de alumínio de 21 polegadas reforçam sua personalidade esportiva. O teto panorâmico de vidro proporciona boa iluminação do interior e incorpora um spoiler na traseira, com terceira luz de freio e antena. As lanternas horizontais percorrendo toda a extensão da traseira, uma “assinatura” da Lincoln, trazem nova interpretação.

EVOLUÇÃO

“Carros-conceito são definidos por cada detalhe do projeto, e este MKX mostra como a filosofia de desenho da Lincoln continua evoluindo. A marca Lincoln foi construída com veículos de desenho empolgante, e o MKX Concept é o exemplo mais recente”, disse David Woodhouse, diretor de desenho da Lincoln.

A frente é marcada pela grade em formato de asas, outra característica da Lincoln. As linhas da grade se prolongam visualmente sob cada farol com tiras de LEDs. Essas luzes, com acendimento sequencial, fazem parte do “pacote” Lincoln Experiences. O Lincoln Experiences é um conjunto de tecnologias lançado no SUV MKC 2015, para criar uma experiência de luxo mais personalizada, que começa quando o motorista se aproxima do veículo e continua quando ele entra e dá a partida.

“A transformação da marca Lincoln está em curso, com crescimento de 27% nas vendas nos Estados Unidos nos últimos seis meses, devido em grande parte ao novo sedã MKZ. E a expectativa vem crescendo com a proximidade da chegada do MKC”, afirmou Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing, Vendas e Serviço Global da Ford e Lincoln. “Essa evolução continua com o MKX Concept. Ele mostra a direção de desenho do terceiro veículo totalmente novo da Lincoln, que vai captar a verdadeira essência da marca, caloroso e convidativo, com belíssimo estilo e tecnologias envolventes para atrair um consumidor de luxo mais jovem no mercado mundial”.

O SEGMENTO

Os SUVs foram acusados de beberrões e perigosos, mas isso não abalou a praticidade que esses carros oferecem. O segmento de SUVs médios premium cresceu 9.650% nos últimos cinco anos na China e somou 245.000 unidades em 2013. Esse tipo de SUV representa 17% do mercado de carros de luxo e 45% do segmento de utilitários de luxo local, e têm projeção de crescer mais 84% até 2018, para 450.000 unidades.

Nos Estados Unidos, o segmento cresceu 13% de 2008 a 2013, para 441.000 unidades, e a projeção é chegar a cerca de 550.000 unidades em 2018. Globalmente, o segmento somou 839.000 unidades em 2013 e deve superar 1,2 milhão de unidades em 2018, segundo dados da IHS e da Ford.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español