Adeus, V8: novos Dodge Charger e Challenger serão elétricos

Compartilhe!

Será o fim de uma era. Não são só as versões Hellcat que estão prestes a serem extintas na marca Dodge. É o próprio motor V8 que está vivenciando uma lenta agonia. Ao contrário dos comentários recentes, a linha de muscle cars da próxima geração da Dodge será elétrica, sem opções de motores V8.

por Marcos Cesar Silva

Segundo o porta-voz de Dodge, “qualquer outra história era falsa. Como Tim Kuniskis, CEO da empresa confirmou, a plataforma Charger/Challenger e seus motores Hemi V8 desaparecem após 2023. A substituição, ainda sem nome, será elétrica”.

Kuniskis afirmou no Salão de Los Angeles de 2021 que os Hellcat e suas plataformas atuais continuarão até o final de 2023. Isso deixa menos de dois anos para quem quiser comprar um Hellcat. Depois, só em sonho… Na época, Kuniskis destacou notou que não era apenas o fim dos Hellcat em si, mas a plataforma e o powertrain “como a conhecemos”.

A era elétrica da Dodge começará com um muscle car elétrico de retrocesso previsto para ser lançado em 2024. O modelo será baseado na nova plataforma “STLA Large” da Stellantis, que está sendo desenvolvida para suportar o desempenho de tração integral e as exigências típicas dos muscle cars. É uma das quatro plataformas elétricas que a montadora está desenvolvendo, incluindo a “STLA Small”, “STLA Medium” e a “STLA Frame”, esta última para picapes e SUVs.

Uma versão conceitual desse muscle car dos novos tempos -para visualizar diretamente como será o carro de produção- irá estrear estreará em 17 de agosto próximo, no evento “Woodward Dream Cruise” de 2022.

A Dodge apelidou essa semana de “Speed Week”, e a empresa vai estrear um híbrido, que acreditamos que deva ser o SUV Hornet 2023, e uma ou mais edição especial dos Hellcat, com o máximo disponível em preparação dentro do que a Mopar oferece no programa Dodge Direct Connection.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español