Última hora

Asterix, Citroën e a primeira “concept charrete” do mundo

Compartilhe!

Esta inédita “concept charrete” é assinada pela Citroën e foi feita especificamente para o filme “Asterix and Obelix: The Middle Kingdon” (algo como “O Império do Meio”), que estreia em 2023.

por Ricardo Caruso

É isso mesmo. O que vocês estão vendo nas imagens é uma charrete. Mas não é uma charrete qualquer. É, com certeza, a charrete mais espetacular de todos os tempos, resultado da colaboração entre a Citroën e o mundo de Asterix. Citroën e Asterix são dois nomes indiscutíveis do universo cultural francês, e esta parceria acaba sendo não só uma homenagem à famosa história em quadrinhos criada em 1959 porRené Goscinny & Albert Uderzo , como também um tributo ao lendário 2CV.

Esta “concept charrete“, como a Citroën a chama, demorou três meses para ser feita e vai poder ser vista de todo mundo a partir do segundo trimestre do próximo ano, no filme “Asterix and Obelix: The Middle Kingdon”, dirigidor por Guillaume Canet.

A Citroën considerou que esse foi um “desafio sem precedentes” para as suas equipes de desenho e projeto, que estiveram envolvidas no trabalho desde o início, sempre com um objetivo em mente: criar e construir uma “concept charrete” adaptada às necessidades deste filme.

A suspensão, feito de estômagos de javali…

“Não podíamos fazer algo menos do que extraordinário para o encontro entre estas duas lendas da cultura francesa. As equipes da Citroën e do filme ‘Asterix’ colaboraram com respeito mútuo desde o início do processo. Foi-nos dada a incrível oportunidade de criar e construir a primeira ‘concept charrete’ e nos divertimos muito trabalhando neste projeto. O resultado é uma homenagem ao lendário 2CV, que representa a Citroën em toda a sua glória”. Pierre Leclercq, diretor de estilo da Citroën

Iluminação é feita por vagalumes que beberam a poção mágica.

É fácil olhar para esta charrete e encontrar elementos do 2CV e muitos dos valores que a Citroën sempre defendeu enquanto marca: conforto, tecnologia e estilo arrojado. Esta charrete traz tudo isso, ainda que naturalmente com um colorido especial, marcado pelo universo “Asterix”.

Rodas: feitas de escudos e com o símbolo da Citroën.

O resultado é o “conceito” de uma carruagem com uma suspensão feita a partir de estômagos de javalis, uma capota em lona que pode ser aberta e faróis inspirados nos capacetes gauleses, iluminados por vagalumes que beberam a poção mágica secreta de Gália. Destaque ainda as rodas feitas de escudos reciclados com o famoso “double chevron” da Citroën.

Para marcar a importância desta parceria, a Citroën mostrou ainda uma nova versão do seu emblema (acima) decorado com as asas do capacete de Asterix.

Esta inédita charrete vai aparecer em várias sequências do filme, a parceria vai muito além daquilo que vamos poder ver no cinema. Durante as gravações do filme, a Citroën forneceu à equipe de filmagem uma frota de 10 veículos eletrificados de apoio: três ë-C4, três C5 Aircross Hybrid Plug-in, dois ë-SpaceTourer, um Ami e um ë-Jumpy.


Compartilhe!
1713677290