Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

ATÉ A DINAMARCA TEM SEU CARRO ELÉTRICO. E O BRASIL?

Compartilhe!

O Brasil mais uma vez vai perdendo o bonde do futuro. Enquanto aquí nos deliciamos com motores 1.0, motores flex e carros populares, o mundo investe pesado nos automóveis elétricos. Agora é a vez da dinamarquesa ECOmove, dedicada ao desenvolvimento e produção de veículos elétricos, que acaba de apresentar a versão de produção do Qbeak, pequeno automóvel elétrico com capacidade para transportar até seis pessoas.

Com formas pouco convencionais, o Qbeak incorpora uma série de características importantes para um carro urbano, como tamanho compacto, teto panorâmico, pouco peso, chassis modular e portas elétricas deslizantes.

Este pequeño automóvel mede apenas 3 metros de comprimento, 1,75 m largura e 1,63 m de altura, e conta com carroceria composta por painéis de plástico, facilmente substituíveis, e caracteriza-se pela forma cúbica, que lhe permite oferecer espaço para seis ocupantes.

O Qbeak (que pronuncia-se algo parecido com cúbico) está equipado com dois motores elétricos, alimentados por seis módulos de energia, cada um com 4.7 kWh de capacidade, que produzem potência combinada de 95cv.

Com apenas 425 kg de peso, o Qbeak é capaz de chegar aos 120 km/h de velocidade máxima e percorrer 300 km com uma só carga, autonomia que deverá permitir, inclusive, incursões em estradas.

As primeiras unidades do Qbeak devem chegar às ruas européias até o final do ano. A empresa dinamarquesa não adiantou preços, mas garante que serão “atraentes”.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español