Última hora

Canoo elétrico, o novo carro dos astronautas

Compartilhe!

Os chineses dizem que uma grande caminhada começa com o primeiro passo. Estas minivans elétricas da marca Canoo serão os veículos que transportarão os astronautas do projeto Artemis da NASA para a plataforma de lançamento. Caso você não saiba, a agência espacial americana está se preparando para voltar à Lua. e estas minivans serão os carros que levarão os astronautas até a base de lançamento. Existe publicidade melhor?

por Marcos Cesar Silva

Veículo de transporte de tripulação de canoa 2023

Futuras missões espaciais exigem transporte igualmente futurista para conduzir técnicos e astronautas para a plataforma de lançamento, e nesta segunda década do século 21, isso significa que os veículos tem que ser obrigatoriamente elétricos. É assim que as próximas missões Artemis em direção à Lua verão os Canoo elétricos assumirem o cargo que, no Projeto Apollo e depois do ônibus espacial, era responsabilidade de enormes motorhomes e traillers Airstream, muito maiores e hoje considerados “politicamente incorretos” Isso mesmo, até a NASA não tem paciência para tanto “mimimi”…

As próximas missões tripuladas que fazem parte do Projeto Artemis, a primeira das quais está programada para ser lançada em 2024, verão os seus astronautas do Kennedy Space Center usarem os “Veículos de Transporte de Tripulação” (CTVs) elétricos da Canoo, apresentados recentemente.

A próxima viagem saindo do “Armstrong Operations and Checkout Building” do Kennedy Space Center talvez não seja tão longa quanto você imagina; é uma distância de 14 kms, e nos próximos meses os astronautas e técnicos praticarão todos os passos do procedimento de adaptação e movimentação até a plataforma de lançamento.

Os próprios CTVs levarão não apenas os astronautas, mas também vários equipamentos de monitoramento e a tripulação de apoio de vôo, de modo que os próprios interiores serão personalizados para a tarefa. É por isso que os veículos anteriores eram grandes e espaçosos por dentro. Os CTVs são projetados para transportar astronautas, tripulação de apoio de voo e equipamentos para a plataforma de lançamento. Os veículos para a NASA têm desenho interno e externo exclusivo que proporcionará conforto e segurança aos astronautas e tripulantes durante a jornada até a plataforma de lançamento. A Canoo disse que espera revelar imagens do exterior e interior do CTV ainda este ano.

A Artemis II é a primeira missão tripulada que faz parte do plano da NASA de estabelecer uma presença de longo prazo na Lua para fins ciência e exploração. O voo de 10 dias testará as capacidades fundamentais de exploração humana do espaço profundo, o foguete Space Launch System e a espaçonave Orion, pela primeira vez com astronautas a bordo.

Veículo de transporte de tripulação de canoa 2023

“Estamos entusiasmados em fazer parte das missões Artemis e entregar o primeiro veículo de transporte de tripulação de emissão zero da Nasa”, disse Tony Aquila, chefão da Canoo. “É muito orgulho para a Canoo e todos os nossos parceiros que trabalharam tão duro para garantir que fizéssemos nossa parte de transportar os astronautas para os primeiros quilômetros antes dos 384.400 km de distância para a Lua”.

A primeira missão tripulada Artemis decolará em novembro de 2024, levando quatro astronautas à órbita da Terra e a espaçonave Orion ao redor da Lua e de volta à Terra.

A Canoo é uma startup automotiva americana com sede em Torrance, Califórnia, que desenvolve e fabrica veículos elétricos. A equipe de pesquisa e desenvolvimento de Canoo está baseada na região de Detroit (Auburn Hills e Livonia), enquanto as operações de produção estão em Justin, Texas. A empresa também planeja produzir veículos elétricos comerciais, como vans para frota, aluguel de veículos e serviços de compartilhamento de caronas. A Canoo foi fundada em 2017 com o nome Evelozcity por Stefan Krause e Ulrich Kranz. Krause trabalhou para o Deutsche Bank como diretor financeiro, enquanto Kranz era executivo da BMW.


Compartilhe!
1721100028