CarrosSlide

Quase pronto. Novo Renault 5 elétrico começa a aparecer

Compartilhe!

As primeiras unidades de pré-produção do Renault 5 elétrico já estão sendo montadas. Em breve, irão perder a camuflagem e serão mostradas por inteiro. No momento, ainda que a camuflagem não tenha desaparecido por completo, estas são as imagens das primeiras unidades de produção do novo Renault 5 elétrico. Os carros foram montados no Technocentre da marca francesa, onde estão sendo finalizados os últimos detalhes dos processos que serão aplicados, posteriormente, na fábrica de Douai, onde o Renault 5 será efetivamente produzido.

Desta maneira, segundo a Renault, serão assegurados os necessários padrões de qualidade desde as primeiras unidades produzidas.

por Ricardo Caruso

Renault 5 - pré-série - 3/4 frente vermelho

A vantagem deste sistema de trabalho da Renault é que passam a existir unidades de pré-produção em tudo idênticas às que serão comercializadas, o que permite aos curiosos e jornalistas irem descobrindo mais detalhes do futuro Renault 5. Mesmo discretamente camuflados, já podemos observar em como eles diferem do 5 Prototype de 2021.

Renault 5 - pré-série - 3/4 frente amarelo

 No total, estão sendo produzidas cerca de 60 unidades no Technocentre da Renault, todas destinadas aos mais variados tipos de testes e avaliações, estáticas e dinâmicas. São estas unidades que sempre são flagradas nas famosas “fotos de segredo”, enquanto são testadas em várias situações, das mais convencionais aos eventos mais extremos.

Caso sejam necessários alguns ajustes e correções, de qualquer espécie, o fato de o Techocentre trabalhar direto com a equipe de desenvolvimento novo Renault 5, ajuda a que estes trabalhos sejam efetuadas ainda antes da produção em série.

Resumido, o novo modelo 100% elétrico da marca francesa será construído sobre a plataforma CMF-B EV, que deriva da CMF-B destinada a modelos com motor de combustão. Esta opção que foi tomada para a redução dos custos de desenvolvimento e produção, que serão cerca de 30% inferiores aos do Zoe, que irá substituir.

Renault 5 - pré-produção - estrutura

Por causa disso, o preço previsto para a versão de entrada do novo Renault 5 elétrico estará na faixa de US$ 27 mil.

Entre as poucas informações já disponíveis, o novo Renault 5 terá 125 cv e 150 cv de potência máxima. Vão estar disponíveis para isso duas opções de baterias, com capacidades de 42 kWh e 52 kWh. E em termos de autonomia, a marca francesa indica 420 km com o uso da opção de maior dimensão. A maior surpresa —e também uma das mais esperadas— será a versão da Alpine, batizada de A290, que quer ser uma nova interpretação d antológico Renault 5 original, um dos mais cobiçados hot hatches franceses. O protótipo já foi mostrado para a imprensa especializada europeia.

Ainda não existe uma data oficial para a apresentação mundial do novo Renault 5 elétrico, mas tudo indica que deva acontecer ainda este ano. Apesar de não haver Salão de Paris este ano —que seria o momento perfeito para a apresentação do modelo—, a Renault já anunciou que o 5 chega às ruas em 2024.


Compartilhe!
1713135568