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Chinesa, a XCMG amplia sua oferta de veículos pesados elétricos no Brasil

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Possivelmente você nunca ouviu falar da marca chinesa XCMG. Especializada e, veículos elétricos pesados, ela atua há tempos no Brasil (desde 2004) e está em mais 180 países. É a maior fabricante mundial de guindastes, terceira maior em produtos da chamada “linha amarela” e uma das maiores na fabricação de caminhões na China. A marca estreia, agora, um caminhão rodoviário no Brasil. O novo E7-49T oferece PBTC de 49 toneladas e autonomia de até 150 km. É o primeiro cavalo-mecânico com propulsão totalmente elétrica do mercado brasileiro.

por Marcos Cesar Silva



Referência mundial na eletrificação de máquinas pesadas, a empresa possui uma extensa lista de veículos 100% elétricos, com destaque no Brasil para caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras.
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Fundada em 1943, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004, sendo que a primeira máquina importada chegou no ano 2000. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira empresa no ranking chinês –e terceira maior do mundo– no setor de máquinas pesadas. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário, com destaque para caminhões off-road, tratores, empilhadeiras, escavadeiras, carregadeiras e caminhões rodoviários.

No segmento de guindastes, a XCMG é a maior fabricante mundial. Instalada em Pouso Alegre, MG, às margens da rodovia Fernão Dias -que liga São Paulo a Belo Horizonte- a XCMG possui uma fábrica que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui outras três unidades focadas no suporte aos seus produtos no País, em Guarulhos (SP), Contagem (MG) e Parauapebas (PA). 

Orientada para se mover em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente, formulando a visão de “XCMG Verde”, a companhia tem investido fortemente na substituição das tradicionais máquinas movidas a diesel. O objetivo é comprometer-se em criar produtos neutros na emissão de carbono, contribuindo com o meio ambiente. Apenas no último ano, a XCMG lançou mais de 10 novos produtos mundialmente com essa nova diretriz global.

A chegada do E7-49T, caminhão com PBTC de até 49 toneladas, é a estreia da marca no segmento rodoviário. Mas está longe de ser o primeiro produto elétrico desenvolvido pela Engenharia da empresa. 

A economia de energia, a baixa emissão de carbono e o desenvolvimento verde e sustentável são temas de interesse mundial, e tanto a China quanto o Brasil, como signatários do “Acordo de Paris”, estão trabalhando juntos nesse sentido. Visando reduzir a emissão de carbono, a XCMG lançou o primeiro plano de ação no setor de máquinas de construção da China, no final de 2021, demonstrando o foco da empresa em transformar e atualizar constantemente seus produtos, adequando-os as necessidades do mercado.

A XCMG Brasil está rapidamente estabelecendo um novo mercado, baseado em máquinas elétricas, e mais de 600 novos de seus equipamentos já chegaram ao País, chamando muita atenção. No campo de Pesquisa & Desenvolvimento e fabricação de novos equipamentos de mineração, a XCMG iniciou cooperação profunda com muitas empresas de mineração em todo o mundo, e lançou sucessivamente vários caminhões de mineração puramente elétricos, além de escavadeiras, carregadeiras e outros equipamentos de mineração.

No futuro, a XCMG Brasil quer acelerar a construção de fábricas inteligentes e impulsionar a cadeia da indústria local. Pretende criar uma unidade de P&D aqui no País, focalizando na fabricação dos principais componentes e no desenvolvimento de novas tecnologias, como veículos elétricos e autônomos em favor da sustentabilidade. 

Contando com apoio para multiplicar as vendas de elétricos, o cliente da marca contará com condições especiais do Banco XCMG para o mês de lançamento dos equipamentos elétricos. São taxas a partir de 0,85% ao mês para máquinas e de 0,99% ao mês para os caminhões, comm condições sujeitas a análise e aprovação de crédito.

Como curiosidade, o cavalo-mecânico elétrico custa R$ 1,3 milhões. Sua bateria pesa três toneladas, é posicionada na vertical atrás da cabine e pode ser intercambiada com outras, para extender a autonomia. Cada bateria extra custa cerca de R$ 650 mil e na comparação com similares a diesel, o investimento se paga em dois anos e meio.


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