CarrosSlide

Volvo apresenta o SUV EX30, menor e mais rápido modelo da marca

Compartilhe!

Trata-se do novo Volvo EX30, o SUV elétrico de acesso que terá a partir dos 36000 mil euros

Conforme vinha anunciando, a Volvo mostrou o novo EX30. É o seu SUV de entrada e o primeiro modelo elétrico de tamanho reduzido da marca sueca, hoje sob controle dos chineses; é montado numa plataforma Geely. Este EX30 já está confirmado para o Brasil, com previsão de lançamento nos próximos meses e entregas no próximo ano. O preço ainda não está definido, mas ficará abaixo do XC40, que hoje custa R$ 330 mil. 

por Marcos Cesar Silva

O modelo foi projetado para ter a menor “pegada” de CO2 da linha Volvo até hoje, e para tornar a vida dos ocupantes mais segura, confortável e agradável, por meio da aplicação de tecnologia de ponta e desenho sueco. O EX30 foi apresentado em Milão, na Itália, e amplia a oferta totalmente elétrica e cada vez maior da marca, que já conta com quatro modelos.

Segundo a Volvo, o modelo estará disponível em mercados selecionados e o seu preço na Europa começa em US$ 36 mil. Este preço -para um SUV totalmente elétrico premium- é semelhante ao de um modelo equivalente com motor de combustão interna. O EX30 também estará disponível por meio de um serviço de assinatura chamado “Care by Volvo”.

Volvo EX30

O Volvo EX30 apresenta uma longa distância entre-eixos, rodas grandes e balanços dianteiro-traseiro quase simétricos, que trazem equilíbrio e refinamento ao desenho externo. A aparência é nitidamente elétrica e apresenta a frente imponente, generosa área frontal sem grade e ostenta uma interpretação dos faróis no estilo que a marca chama de “Martelo de Thor”.

Se falarmos das dimensões do Volvo EX30, temos 4233 mm de comprimento, 1837 mm de largura e 1555 mm de altura, com distância entre-eixos de 2650 mm. Para um SUV elétrico, o peso é relativamente baixo e bem distribuído; estamos falando de 1830 kg.

O fabricante dá liberdade para o comprador escolher a tecnologia de bateria que melhor se adapta às suas necessidades, oferecendo o EX30 com três opções de motor elétrico e dois tipos de bateria diferentes. Quem passa a maior parte do tempo na cidade e carrega de vez em quando, a marca oferece a opção “padrão” de um único motor, com bateria LFP. Essa bateria usa química de fosfato de ferro de lítio, mais econômica e barata.

Para quem preferir maximizar o alcance, o fabricante oferece a versão de “alcance estendido”, de um único motor com uma bateria NMC. A bateria NMC possui lítio, níquel, manganês e cobalto, e produz sua energia de forma mais eficiente do que a versão LFP. Esta opção de autonomia estendida oferece autonomia de até 480 km.

Já quem precisar de um modelo de alto desempenho, o fabricante oferece a versãoa “Twin Motor Performance”, em que a bateria NMC é combinada com um segundo motor elétrico adicional. Esta versão de tração integral do EX30 fornece 428 cv, suficiente para o SUV acelerar de zero a 100 km/h em inacreditáveis 3,6 segundos.

Para proporcionar a melhor experiência de condução possível, a marca ajustou a suspensão do EX30 para aproveitar ao máximo as dimensões compactas do carro. Seu baixo centro de gravidade, bem como seu peso relativamente reduzido e uniformemente distribuído, são complementados pela excelente dirigibilidade e agilidade na cidade e estrada.

O EX30 também foi projetado para ser tão seguro quanto se espera de um Volvo. O modelo conta com quatro ambientes ou configurações interiores distintas, cada um com sua própria expressão, enquanto há opções de espaços para armazenamento em toda a cabine. O modelo oferecerá uma experiência única no multimídia com tela de 12,3 polegadas, com o Google integrado e executando a versão mais recente dos recursos de informação e entretenimento.

O Volvo EX30 é também o primeiro carro a incluir uma nova geração de “Park Pilot Assist”, com o qual se pode lidar com todos os tipos de vagas de estacionamento. Assim como outros modelos da marca, o EX30 também virá com a funcionalidade de “chave digital”. Construída sobre padrões avançados, esta tecnologia será compatível com uma ampla gama de marcas e modelos de smartphones.

O novo SUV também vem com cinco temas diferentes de iluminação ambiente. Cada um inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda sutilmente de cor, adicionando uma agradável sensação ao interior.

A partir de 2024, o Volvo EX30 também estará disponível como uma versão mais aventureira, a Cross Country. As encomendas para esta versão especial do pequeno SUV elétrico serão abertas em 2024 e a produção deverá começar ainda neste ano de 2023. O Volvo EX30 Cross Country será construído com maior distância ao solo, rodas de 19 polegadas e um visual mais voltado ao tema.


Compartilhe!
1716119651