CarrosSlide

Confirmado: Kardian é a nova aposta da Renault no Brasil

Compartilhe!

A Renault anunciou que, em um futuro próximo, lançará o Kardian. Trata-se de um novo SUV da marca, destinado aos mercados internacionais, o que inclui o Brasil. É um nome associado com robustez e proteção. As raízes do nome Kardian vêm da língua inglesa. Numa primeira escuta, o nome soa como “guardião”. Na Renault, já houve vários modelos com nomes iniciados pela letra “K: Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015) e Kiger (2021). Por isso, o primeiro veículo de uma nova abordagem internacional, Renault Kardian está inscrito nesta linha de nomes com forte sonoridade. Afinal, n segmento de SUVs e crossovers, muitas vezes robustez e a agilidade são evocadas nos nomes.

O carro será apresentado em outubro, e usará uma plataforma compacta, para concorrer, por exemplo, com Fiat Pulse e VW Nivus. Será o primeiro carro brasileiro montado na plataforma CMF-B, que substituirá a plataforma B0, usada no Duster e Captur atuais, que assim podem estar com os dias contados.

por Ricardo Caruso

O novo Renault Kardian será lançado primeiro na América Latina, no dia 25 de outubro no Rio de Janeiro, onde a Renault apresentará a sua estratégia internacional para o modelo. O modelo reforçará a presença internacional da Renault e estreará no mercado latino-americano antes de ser vendido em outros países fora da Europa.

A fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), está pronta para produzir o Kardian, e para isso recebeu R$ 2 bilhões em investimentos, que foram anunciados no ano passado. Não foram divulgadas maiores informações sobre o SUV, mas é certo que usará o motor 1.0 turbo TCe, que já é usado na Europa. Lá, esse motor tem 117 cv e 20,4 mkgf, e trabalha com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.


Compartilhe!
1718539387