Documento: os carros-conceito do Mustang de quarta geração
Esta matéria é mais do que um álbum de fotografias e desenhos do de quarta geração do antológico Ford Mustang. É um documento que mostra todas as possibilidades que foram tentadas e pensadas para salvar o carro, mostrando como tudo evoluiu até chegar ao bastante feliz resultado final.
por Ricardo Caruso, fotos Ford Motor Company

Em novembro de 1993, o Mustang estreou sua primeira grande reformulação em 15 anos. Batizado de “Projeto SN-95” pela montadora, foi baseado em uma versão atualizada da plataforma “Fox” de tração traseira, chamada “Fox-4”. O novo estilo criado por Patrick Schiavone incorporou várias inspirações em detalhes de estilo dos Mustangs anteriores. Pela primeira vez desde a sua introdução em 1964, um modelo de cupê notchback não estava disponível. As janelas das portas estavam mais uma vez sem moldura e o carro tinha uma “coluna B” fixa e janelas traseiras.

O modelo básico chegou equipado com motor 3.8V6 OHV (232 pol3) de 145 cv em 1994 e 1995, e 150 cv entre 1996 e1998. Foi acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática -opcional- de quatro velocidades. Embora inicialmente usado no Mustang GTS, GT e Cobra de 1994 e 1995, a Ford aposentou o 302V8 após quase 30 anos de uso, substituindo-o pelo mais novo 4.6V8 (281) SOHC no Mustang GT de 1996. O 4.6V8 tinha inicialmente 215 cv em 1996-1997, mas mais tarde, em 1998, foi aumentado para 225 cv.

Para 1999, o Mustang foi reformulado dentro do tema de estilo “New Edge” que a Ford estava adotando em todos os seus carros, mas suas proporções básicas, desenho interior e plataforma permaneceram os mesmos do modelo anterior.

Os powertrains do Mustang foram levados até 1999, mas se beneficiaram de novas melhorias. O 3.8V6 tinha um novo sistema de injeção, e foi avaliado em 190 cv nos 1999-2000, enquanto o 4.6V8 do Mustang GT viu a potência aumentar aumentar para 260 cv entre 1999 e 2004, devido a um novo desenho dos cabeçotes e outras melhorias.

Em 2001, o 3.8 foi para 193 cv e, em 2004, surgiu uma versão de 3,9 litros do motor Essex, que substituiu o 3.8 no meio do ano, com algum aumento de torque e menor nível de ruído. Havia também três versões alternativas oferecidas nesta geração: a Bullitt de 2001, o Mach 1 de 2003 e 2004, e o Cobra de 320 cv de 1999 e 2001, e 390 cv de 2003 e 2004.

Agora, separe um pouco do seu tempo e confira nossa galeria de fotos dos carros conceito Ford Mustang de quarta geração. Interessante notar que, em 1989, a marca já estava trabalhando no novo modelo.










