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Documento: os carros-conceito do Mustang de quarta geração

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Esta matéria é mais do que um álbum de fotografias e desenhos do de quarta geração do antológico Ford Mustang. É um documento que mostra todas as possibilidades que foram tentadas e pensadas para salvar o carro, mostrando como tudo evoluiu até chegar ao bastante feliz resultado final.

por Ricardo Caruso, fotos Ford Motor Company

Mustang Cobra – R 1995

Em novembro de 1993, o Mustang estreou sua primeira grande reformulação em 15 anos. Batizado de “Projeto SN-95” pela montadora, foi baseado em uma versão atualizada da plataforma “Fox” de tração traseira, chamada “Fox-4”. O novo estilo criado por Patrick Schiavone incorporou várias inspirações em detalhes de estilo dos Mustangs anteriores. Pela primeira vez desde a sua introdução em 1964, um modelo de cupê notchback não estava disponível. As janelas das portas estavam mais uma vez sem moldura e o carro tinha uma “coluna B” fixa e janelas traseiras.

O modelo básico chegou equipado com motor 3.8V6 OHV (232 pol3) de 145 cv em 1994 e 1995, e 150 cv entre 1996 e1998. Foi acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática -opcional- de quatro velocidades. Embora inicialmente usado no Mustang GTS, GT e Cobra de 1994 e 1995, a Ford aposentou o 302V8 após quase 30 anos de uso, substituindo-o pelo mais novo 4.6V8 (281) SOHC no Mustang GT de 1996. O 4.6V8 tinha inicialmente 215 cv em 1996-1997, mas mais tarde, em 1998, foi aumentado para 225 cv.

Para 1999, o Mustang foi reformulado dentro do tema de estilo “New Edge” que a Ford estava adotando em todos os seus carros, mas suas proporções básicas, desenho interior e plataforma permaneceram os mesmos do modelo anterior.

Os powertrains do Mustang foram levados até 1999, mas se beneficiaram de novas melhorias. O 3.8V6 tinha um novo sistema de injeção, e foi avaliado em 190 cv nos 1999-2000, enquanto o 4.6V8 do Mustang GT viu a potência aumentar aumentar para 260 cv entre 1999 e 2004, devido a um novo desenho dos cabeçotes e outras melhorias.

Em 2001, o 3.8 foi para 193 cv e, em 2004, surgiu uma versão de 3,9 litros do motor Essex, que substituiu o 3.8 no meio do ano, com algum aumento de torque e menor nível de ruído. Havia também três versões alternativas oferecidas nesta geração: a Bullitt de 2001, o Mach 1 de 2003 e 2004, e o Cobra de 320 cv de 1999 e 2001, e 390 cv de 2003 e 2004.

Agora, separe um pouco do seu tempo e confira nossa galeria de fotos dos carros conceito Ford Mustang de quarta geração. Interessante notar que, em 1989, a marca já estava trabalhando no novo modelo.

Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Uma ideia fascinante, este conceito de “shooting brake” sugeriu mover o Mustang de categoria para competir contra carros como o VW Golf GTI. A ideia de um Mustang semelhante a uma wagon foi um tema recorrente desde a década de 1960.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
O único modelo de argila em tamanho real de um Mustang conceito de tração dianteira, o estilo pensado era bastante contemporâneo e elegante, embora não particularmente agressivo. De acordo com o que muitos fãs do Mustang chamariam de “projeto de tração errada”, o cavalinho da grade está correndo para a direita, o oposto de todos os Mustang de produção.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Com uma traseira fastback como o do modelo de 1970, enormes difusores dianteiro e traseiro e contornos arredondados em outros pontos, isso parece mais um daqueles modelos futuristas da Matchbox do que algo que pudesse ser real e entrar em produção. Foi mais um estudo conceitual do Mustang de 1994.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Um dos conceitos mais atraentes, este esboço conceitual do Mustang para 1994 está muito alinhado com o popular visual aerodinâmico aplicado no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Aqui vemos as primeiras definições de estilo que acabariam em produção no Mustang de 1994. A linha de cintura alta, que se conecta com os faróis e a forma das lanternas traseiras são muito familiares.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
As lanternas traseiras na largura total da carroceria foram popularizadas com a primeira geração do Ford Taurus e do Mercury Sable, por isso fazia sentido experimentá-las no Mustang. Isso não deu certo. A tampa traseira baixa no lado direito deste modelo de argila que mostra dois dois lados para o Mustang de 1994 é semelhante ao Thunderbird do mesmo período.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Essa proposta alternativa apelidada de “Rambo” foi considerada extrema demais para entrar em produção.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
O estilo fastback desta proposta do Mustang de 1994, o chamado “Rambo”, significava que o carro provavelmente teria sido um liftback (quando a linha do teto vai até o final da carroceria), que foi realmente abandonado em produção pela primeira vez desde o Mustang II de 1974
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Este foi um carro temático do Mustang de 1994, desenvolvido para uso em clínicas de pesquisa de marketing. Ele apresentava as proporções básicas e os elementos de estilo para o novo Mustang em uma execução muito comportada.
Ford Mustang, Galeria de fotos: Carros conceito Ford Mustang de quarta geração, ClassicCars.com Journal
Esta versão conversível de um Mustang para 1994 tinha teto rígido e interior vermelho. Você também pode ver que o desenho do cockpit duplo estava muito adiantado naquele momento. Este é um dos primeiros conceitos a apresentar lanternas traseiras de três barras, neste caso no arranjo vertical tradicional.


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