CarrosSlide

Lançamento: Kardian, novo SUV da Renault, chega em março

Compartilhe!

Oficial! Renault Kardian: o SUV que quer revolucionar o segmento B internacional

O lançamento do novo Renault Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico da “Renaulution”: o início da fase de “Renovação” da marca nos mercados internacionais. Segundo a empresa, até 2027 (dentro do “international game plan 2027“), vão investir cerca de US$ 3,3 bilhões para lançar oito novos veículos em escala internacional (ou seja, fora da Europa). Cinco deles estarão localizados nos segmentos dos modelos menores, a fim de posicionar a marca com maior criação de valor. Essa ofensiva de produtos será baseada em duas plataformas: uma modular ultra-flexível e multi-energética (para América Latina, Norte da África, Turquia e Índia); e outra “Arquitetura Modular Compacta” (CMA) dedicada aos segmentos D e E (dos pequenos), para a Coreia do Sul em conjunto com a Geely.

por Ricardo Caruso

A Renault iniciará a produção do Kardian em sua fábrica de Curitiba, PR,, antes de expandir a operação para atingir a fábrica de Casablanca, no Marrocos.

O Renault Kardian, juntamente com o protótipo da picape Niagara Concept (abaixo), são os primeiros passos do projeto. O recém-lançado SUV urbano da marca é destinado aos mercados internacionais, fora da Europa. Segundo a empresa francesa, seu nome evoca robustez e proteção, além de vivacidade e agilidade.

A carroceria mistura linhas agradáveis e atuais, com a nova identidade visual da marca sendo a protagonista. É representado pelo logotipo “Nouvel’R” e pelo novo padrão de iluminação característico dos Renault. Incluindo sua alta altura em relação ao solo e rack de teto (com barras reguláveis), o novo Kardian tem tudo o que se espera de um SUV robusto e moderno do segmento.

Suas proporções, graças à distância entre-eixos de 2,60 metros, dão ao novo Kardian um visual compacto. Diferente do Kwid (que um dia foi taxado de SUV), as referências clássicas dos SUVs são imediatamente reconhecíveis por meio de seu capô plano ou até mesmo seu para-choque, reforçado com protetores. Na traseira, a queda acentuada do teto e a janela inclinada dão dinamismo ao desenho. Os faróis são full-LED e, na traseira, as lanternas são em forma de “C”. 

Por outro lado, os vincos bem marcados nas laterais realçam o estilo do veículo e dão sensação de robustez. Em dimensões, estamos falando de 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. Para as rodas, optou-se pelas de 17 polegadas calçadas com pneus Pirelli Scorpion 205/55; enquanto para a carroceria, um total de cinco cores são oferecidas. Se passarmos para o interior, a Renault sugere nesse novo produto um “foco claro na qualidade e na tecnologia”.

Console altoe um sistema de multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (com e sem fio) chamam a atenção. Outros destaques incluem carregamento sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, freio de estacionamento elétrico, seletor de marchas e-shifter e sistema Multi-Sense, que oferece os modos Eco, Sport e MySense.

Para completar, são 410 litros de espaço no porta-malas e até 26 litros de armazenamento interno, o que torna esse SUV uma das referências em espaço de armazenamento no Brasil. Além disso, a Renault deu especial ênfase à qualidade geral do interior, onde se destacam as cores vivas.

O novo Renault Kardian será oferecido em seu lançamento no Brasil com o novo motor 1.0 de três cilindros, injeção direta, sistema “Stop & Start” e turbocompressor. Desenvolve 125 cv de potência máxima e torque de 21 mkgf (220 nm, número este que dá o sobrenome ao modelo). É acoplado a uma caixa de câmbio automatizado de dupla embraiagem EDC e a tração é dianteira.

Com seis marchas, dupla embreagem banhada a óleo e “borboletas “de acionamento atrás do volante, esse câmbio é projeto da americana Magna Powertrain e vem importado da China. Além da questão de custo, a Renault afirma que esse câmbio automatizado (hoje usado em vários modelos europeus da marca) permite redução de até 20% no consumo em relação aos CVT. Não haverá versão manual.

Além disso, há uma ampla lista de recursos de segurança e assistência à condução. Na versão apresentada na pré-estreia mundial do modelo, o Kardian tem seis airbags e 13 sistemas auxiliares de condução, com destaque para alerta de ponto-cego, frenagem ativa de emergência, cruise control adaptativo a, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e câmera multivisão, entre outros recursos.

As vendas começam em março de 2024 e estima-se que o preço inicial comece em torno de R$ 110 mil.


Compartilhe!
1714299677