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EA489 Basistransporter, o elo perdido da Volkswagen

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A Volkswagen é um dos maiores nomes da indústria automotiva. Os carros da marca são vendidos em todos os cantos do planeta e todos os conhecem, muito pelo legado do Fusca. Porém, é bem possível que você nunca viu ou ouviu falar do EA489 Basistransporter, hoje um dos veículos Volkswagen mais raros do mundo.

por Ricardo Caruso

Primeiro vamos citar o  caminhãozinho leve Plattenwagen – Käfer (imagens abaixo). Também é um veículo muito raro, mas a diferença é que o Plattenwagen nunca foi vendido para a público, e era usado apenas de maneira interna nas fábricas da marca. Aqui no Brasil, algumas Kombi ainda eram vistas nos anos 1980 na fábrica da Via Anchieta nesta configuração. O Basistransporter, ao contrário, foi vendido e, quase todos eles, desapareceram nas garras implacáveis ​​do tempo e dos maus tratos.

O Volkswagen EA489 Basistransporter, fabricado em 1975-1979, era um pequeno caminhão, extremamente simples. Na verdade, ele foi projetado para ser o mais barato possível para comprar e manter. Algo como um Gurgel evoluído. Naquela época, veículos como esse eram muito populares em grande parte do mundo. Os altos preços do petróleo e a economia instável alimentaram a demanda por caminhões utilitários leves e baratos, e os líderes de mercado atenderam; Toyota, Ford, General Motors e vários outros grandes fabricantes introduziram novos veículos utilitários básicos nos seus portfólios. E então a Volkswagen aproveitou a oportunidade.

Apresentação do VW EA489 Basistransporter em 1973.

O Basistransporter foi criado para os países em desenvolvimento, e pelo menos uma unidade rodou pela fábrica da VW em São Bernardo . Na verdade, é provável que você nunca tenha ouvido o nome “Basistransporter”, mas talvez você conheça Volkswagen Hormiga? É exatamente o mesmo veículo, pois o nome Hormiga (“Formiga”) foi adotado no México. 

VW85 Shop: Trakbayan mais um derivado VW ar

Enquanto isso, na Turquia, o Basistransporter foi vendido apenas como EA489; nas Filipinas como Trakbayan (algo como “Country Truck”) e, na Indonésia, como Mitra (“Partner”). Curiosamente, o Mitra não era idêntico ao Basistransporter original – tinha o capô de um Volkswagen Tipo 2 e era um pouco mais rápido.

Volkswagen Hormiga de fabricação mexicana. 

A empresa finlandesa Wihuri Group também fez um caminhão baseado no Basistransporter, chamado Teijo. Cerca de 200 foram montados, alguns deles enviados para a África como forma de ajuda externa. Enquanto isso, na fábrica em Hanover, na Alemanha a Volkswagen produziu 2.600 caminhões CKD, kits desmontados ​​para montagem em outros países. 

The story of the Volkswagen EA489 Basistransporter on Below The Radar

Outros 3.600 foram produzidos no México. E é por isso que o Basistransporter é um dos veículos mais raros da Volkswagen hoje: poucos foram produzidos e muitos deles trabalharam até a plena exaustão mecânica. Na verdade, ninguém realmente cuidava com atenção desse tipo de caminhão leve; eles eram tratados como burros de carga. E quando eles não puderam mais trabalhar, foram sucateados, e hoje apenas alguns poucos sobrevivem em mãos particulares ou como peças de museu.

REVELANDO O VW EA489 BASISTRANSPORTER – Autoentusiastas

Como você pode imaginar, o Volkswagen EA489 Basistransporter era movido por um motor de 1600 cm3, arrefecido a ar, produzindo 50 cv. Aquele mesmo nque equipou por aqui Fusca, Brasilia, Variant etc. Estava acoplado a uma transmissão manual de quatro velocidades e, a tração nas rodas dianteiras podia levar o modelo aos 85 km / h (o Mitra indonésio, por alguma razão. chegava aos 93 km/h). 

Essa velocidade é realmente incrível para um caminhão como este, mas você tem que lembrar que ele é do tamanho de um Volkswagen Polo atual. Seu comprimento era de apenas 4,1 metros, a largura de 1,7 m e a altura de cerca de 2 metros. O Basistransporter vazio pesava apenas 1.290 quilos, e a fabricante garantia que o Basistransporter podia carregar excelentes 1.000 kg em sua caçamba.

O caminhão finlandês Teijo.

Você pode dizer que o Volkswagen EA489 Basistransporter era muito barato, basta olhar as linhas simples da carroceria. Mas ainda assim é um veículo bastante interessante, que ajudou milhares de pessoas a trabalharem em tempos difíceis.

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